Carnaval: quem estipula o dia?

Já parou pra pensar nisso?
Já parou pra pensar que os feriados que temos ao longo do ano, sempre caem em dias de semana diferentes à medida que mudamos de ano, mas o carnaval sempre cai em uma terça-feira e a quarta-feira de cinzas sempre cai em uma quarta-feira (rs)?

Seria alguma jogada comercial do governo? Do próprio comércio? Quem estaria por trás disso?
Já me deparei com afirmações do tipo: “É mais um feriado comercial” ou “Esse é o país do feriado!”. E até mesmo: “Assim o povo se esquece da corrupção!”.

Hoje, o que mais escuto é: “Sete dias é pouco, tinha que ser duas semanas”
Daí, me vem a seguinte reflexão: Será que as pessoas realmente conhecem o significado do carnaval?

Não vou me ater à etimologia da palavra, porque hoje cada vez mais pessoas desejam distorcê-la, surgindo diversas explicações de diferentes historiadores. E como não vou falar de história, mas de espiritualidade, a etimologia não me serve de nada, neste sentido.
Sim, isso mesmo: espiritualidade. Apesar de haver muita gente ganhando dinheiro com Carnaval (empresas de turismo, cerveja, hotéis), este é um feriado espiritual, e não comercial.

Pois bem, vamos à pergunta inicial. Quem estipula o dia?
O dia do carnaval é estipulado dependendo do dia da Páscoa. Daí você deve ter pensado: “Mas como um feriado religioso pode influenciar na definição de um feriado profano?”.
Bem, como eu disse anteriormente, profano porque, pra muitos, perdeu o sentido. Mas quem sabe o sentido do carnaval, ou ainda se lembra dele, sabe que o carnaval remonta e prepara o sentido da Páscoa.

Bem, agora você já sabe que para descobrirmos o dia do carnaval precisamos saber o dia da Páscoa. Mas como saber o dia da Páscoa?
O dia da Páscoa é comemorado sempre no domingo que segue a lua cheia depois do equinócio de outono no hemisfério sul (ou o equinócio de primavera no hemisfério norte).

Esse cálculo é feito porque o calendário judeu é baseado na Lua, e dessa forma, no calendário cristão conseguimos comemorar a Páscoa exatamente no dia em que ela ocorre.
Definido o dia da Páscoa, basta contarmos quarenta e sete dias antes (tempo da Quaresma + Semana Santa) e saberemos o dia de carnaval.
Tudo isto porque as coisas acontecem da seguinte forma:
Carnaval (terça-feira), Quaresma (40 dias entre quarta-feira de cinzas e domingo de Ramos), Semana Santa (7 dias entre o domingo de Ramos e o domingo de Páscoa).

Portanto, o carnaval é um importante dia constante no calendário cristão. Dá início a um tempo de profunda reflexão, conversão e penitência.

Seja um cristão consciente e responsável, e através do seu testemunho, mostre a todos o sentido do carnaval!
Se você for fazer um jejum de carne durante a Quaresma, faça deste dia um Festival de carne, e não um Festival da carne.
Paz e bem!

7 Respostas

  1. Isto é um absurdo dizer que o carnaval seria um feriado espiritual. Responda-me: “Onde está, NAS ESCRITURAS, a ordem para comemorarmos o dito carnaval espiritual? Não se lê uma palavra sequer nas escrituras sobre o dito CARNAVAL espiritual que não ocorre e não se lê nada sobre o profano que ocorre. Os dois carnavais são invenções extrabíblicas.

    O Pessach, em 14 de nisã(2 de abril de 2007) é a data em que os judeus comemoram até hoje a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egipto, Pessach (do hebraico פסח, ou seja, passagem) é o nome do sacríficio executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag haMatzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Êxodo.

    Não confudi-lo com a “páscoa catolizada” no domingo, pela qual os católicos, por conta dos líderes, celebram a ressurreição de Jesus Cristo, haja vista que, nas escrituras, na noite de 14 de nisã, Jesus estava ainda vivo, comemorando o Pessach, instituiu a simbologia da NOVA ALIANÇA, ordenando-nos que fizêssemos o descrito em Lucas 22 em memória dEle e não autorizou os líderes católicos a instituirem a comemoração da ressurreição dEle no domingo com algo cristão obrigatório.

    Dizer que: “o carnaval é um importante dia constante no calendário cristão” é desconhecer totalmente as escrituras haja vista que nelas não há uma palavra sequer sobre os cristãos judeus e os cristãos gentios comemorarem, na época de Jesus, alguma festa desta natureza, portanto, o carnaval é sim uma invenção EXTRABÍBLICA.

    Você sugeriu e eu acatei: “Seja um cristão consciente e responsável, e através do seu testemunho, mostre a todos o sentido do carnaval!” Sim, senhor: “Eis o sentido do CARNAVAL, isto é, uma festa EXTRABÍBLICA que nada tem haver com o calendário cristão BÍBLICO GENUÍNO. Agora 14 de nisã tem tudo haver com o legítimo calendário cristão bíblico. O cristão genuíno obedece Jesus e faz o que ele ordenou em Lucas 22 e não espiritualiza uma festa pagã e extrabíblica como o carnaval.

    José da Silva

  2. José,

    O Cristão não “comemora” o carnaval do jeito como a sociedade, hoje, comemora.
    O Cristão se prepara para a Quaresma através dele.

    A tentação de Jesus manifesta a maneira que o Filho de Deus tem de ser Messias o oposto da que lhe propõe Satanás e que os homens desejam atribuir-lhe. E por isso que Cristão venceu o Tentador por nós: “Pois não temos um sumo sacerdote incapaz de compadecer-se de nossas fraquezas, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado” (Hb 4,15). A Igreja se une a cada ano, mediante os quarenta dias da Grande Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto. (§540)

    Portanto, o carnaval não é uma invenção extrabíblica, pois é uma preparação para a Quaresma.

    O 14 de nisan tem tudo haver com o judeu, não com o Cristão…

  3. Daniel Silva,

    Onde está escrito na bíblia que é para nós os cristãos bíblicos comemorarmos carnaval de qualquer jeito? Não se encontra nas escrituras qualquer ordem de Jesus e dos apóstolos para nós os cristãos bíblicos comemorarmos o carnaval de modo nenhum.

    Onde está escrito na bíblia que é para nós os cristãos bíblicos nos prepararmos para a quaresma da seita católica através do carnaval? Onde está a ordem de Jesus ou dos apóstolos para que nós os cristãos bíblicos façamos a quaresma católica? Não se encontra nas escrituras qualquer ordem de Jesus e dos apóstolos para nós os cristãos bíblicos nos prepararmos para a quaresma da seita católica através do carnaval e tanto menos que façamos a quaresma da seita católica.

    Você disse: “A tentação de Jesus manifesta a maneira que o Filho de Deus tem de ser Messias o oposto da que lhe propõe Satanás e que os homens desejam atribuir-lhe. E por isso que Cristo venceu o Tentador por nós: “Pois não temos um sumo sacerdote incapaz de compadecer-se de nossas fraquezas, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado” (Hb 4,15).” Parabéns, finalmente, disse algo de VERDADEIRO.

    Porém, disse: “A Igreja se une a cada ano, mediante os quarenta dias da Grande Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto.”

    Logo, isto significa que a comemoração da quaresma da seita católica é uma comemoração ordenada pelas mentes dos líderes católicos e não ordenada por Jesus e pelos apóstolos. Logo, esta comemoração é doutrina EXTRABÍBLICA não ordenada por Jesus e pelos apóstolos.

    Você disse: “O 14 de nisan tem tudo haver com o judeu, não com o Cristão…” Engana-se a si mesmo, porque o 14 de nisã tem tudo haver com o CRISTÃO porque Jesus, o cabeça dos cristãos bíblicos genuínos deu-nos ordem para celebrarmos nesta data a REFEIÇÃO NOTURNA DO SENHOR em memória dele. Vai desobedecer Aquele que você alega ser o seu SUMO-SACERDOTE e obedecer aos líderes católicos deslocando-se para o domingo?

    José da Silva

  4. Jose,

    A Igreja possui autonomia concedida pelo seu próprio fundador, donde se vê por bem incentivar qualquer manifestação pública de fé que possua caráter santificante, sem ferir os princípios da fé cristã genuína.

  5. Bom dia, concordo plenamente com o DANIEL, parabêns é isso mesmo O verdadeiro CRISTÂO não comemora CARNAVAL e sim se prepara para a QUARESMA, neste dia é um momento de ORAÇÂO, PENITECIA e não FOLIA isso é mto triste, mtas pessoas acham que é só pular e fazer COISAS horriveis…na nossa sociedade de HJ é mto incentivado né..bem como foi falado vamos passar as outras pessoas o verdadeiro sentido…
    FICO por aqui..FIQUEM todos com DEUS!!!

  6. Concorda que a igreja tem autonomia, mas não
    dá o direito, dela criar dogmas, porque dogmas
    são costumes de homens, Jesus disse em Mateus cap 5:17: Não pensem que vim abolir, a lei ou os profetas, não vim abolir, mas cumprir. Jesus a verdade que liberta;
    João cap. 8:32 e conhecerão a verdade e a verdade os libertará.
    Deus os abençõe. A paz do Senhor Jesus.

  7. Emanuela,

    A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

    O carnaval está longe de ser um dogma.
    A palavra dogma significa “verdade absoluta“, e um dogma nada mais é do que o reconhecimento de uma verdade.
    Ora, nada que é falso passa a ser verdade depois de um tempo. O que é falso sempre foi e será falso.
    O Espírito Santo que dá sabedoria ilumina a mente humana, que precisa estar aberta para reconhecer uma verdade que sempre esteve ali, mas não era percebida.

    Você misturou um pouco os conceitos, pois o carnaval não é um dogma, mas é mais uma oportunidade de o cristão exercer o desprendimento daquilo que é carnal e se voltar inteiramente para Deus, assim como os 40 dias de Jesus no deserto. Nada mais oportuno do que exercer este desprendimento às vésperas da festa mais importante da vida cristã, a Páscoa.

    O carnaval é, antes de tudo, santificador.
    Não vejo o porquê de suas críticas.

    Deus nos abençoe e nos guarde para a vida eterna!

Deixe um comentário