666 é o número da besta?

Desejo novamente levar você a um breve estudo bíblico com a finalidade de eliminar todas as dúvidas a respeito da Palavra de Deus. Sempre respaldado com os ensinamentos da Santa Madre Igreja. Daí, a credibilidade deste texto.

Aqui é preciso discernimento! Quem é inteligente calcule o número da Besta, pois é um número de homem: seu número é 666” (Ap 13, 18)

Este versículo se encontra no livro do Apocalipse. Mas não só este versículo cria polêmicas, mas todo este livro. Portanto, para que entendamos de quem é o número 666, precisamos primeiro entender o contexto no qual se localiza este livro.

Antes da explicação correta, gostaria de contrariar as calúnias dirigidas pelos protestantes que elaboram diversos “anagramas”, em diversas línguas para dizer que a Besta é o Santo Padre (misericórdia!).
Podemos reparar a pretensão, através do seguinte raciocínio:
Ludovicus do latim, que em português se escreve Luis podemos retirar letras do alfabeto romano, cuja a soma resulta 666;
Ellen Gould White foi uma importante doutora e “profetiza” para os Adventistas, se somarmos os valores dos algarismos romanos que encontramos em seu nome, encontraremos 666;
– a própria Besta –  thérion, em grego – também resulta 666
– Até as letras do nome de Jesus em hebraico também somatizam 666.

E agora? Qual era a besta afinal? Que confusão!!
Ora, ao invés de usarmos a criatividade, utilizemos a inteligência.

Continuemos…

Considerando o contexto do livro.

Quando da ascensão de Jesus Cristo aos céus, Ele enviou a sua Igreja para que todos fossem ensinados e batizados sob sua assistência espiritual.
No entanto, ao longo desta caminhada, a Sua Igreja, formada pelos discípulos e liderada por Simão Pedro, se chocou com várias culturas pagãs.
Uma delas era a falsa religião do Império Romano, que servia o culto ao imperador. Por este motivo, em oposição à Igreja Católica, César Nero decretou a perseguição aos cristãos por volta do ano 64 d.C. A perseguição durou por vários séculos, somente vindo a acabar com Constantino (ver Batalha da Ponte Mílvio).

O livro do Apocalipse, que ao contrário do que muitos pensam, não significa “fim do mundo” ou algo parecido, mas sim “REVELAÇÃO”, traz em seu conteúdo palavras de São João evangelista ao povo da Ásia Menor, que tinha como idioma principal o hebraico. Ora, o autor do Apocalipse, ao escrever a fiéis cristãos da Ásia Menor, sujeitos à perseguição, procurava dizer-lhes algo que os  confortasse, alundido ao Império Romano perseguidor. Esta alusão, como se compreende, precisava ser reveladora e velada ao mesmo tempo, para evitar que os autores Católicos fossem descobertos e massacrados. Por isto essa linguagem de difícil entendimento.

Se procurarmos na língua hebraica um nome que se encaixe com esses números, podemos chegar ao Imperador César Nero; Qsrnrun, em hebraico.
Este jogo de letras numéricas chama-se gematria, que é a arte de atribuir valor numérico a determinado nome. Este procedimento era comum entre gregos, hebreus, latinos; as letras do alfabeto tinham valor numérico, de tal modo que a soma dos números de um a nove, correspondentes de um nome, resultavam no valor numérico do mesmo.

Desta forma, uma palavra podia ser substituída num texto por seu valor numérico; os intérpretes, ao lerem, deviam deduzir, a partir daquele nome número, o nome assim indicado. Esta era uma tarefa difícil, pois cada número suscitava diversas interpretações.

Agora entra o raciocínio! Todos os números usados no Apocalipse têm um significado específico. Conhecê-los ajuda a entender o texto.
7 é um número que significa a plenitude.
6 é um número que significa a imperfeição (sete menos um).
3 é um número que significa a perfeição.

Pois bem, São João se dirigia aos cristãos da Ásia Menor. Os cristãos eram persequidos pelo imperador. São João fala a respeito de um perseguidor. Cesar Nero era imperador e perseguia os cristãos. Seu nome, através da gematria equivale a 666. 666 significa a perfeita imperfeição (3 vezes 6), a imperfeição plena.
São João se referia ao imperador Romano César Nero.

Portanto, nem personagens de HollyWood, nem Michael Jackson, nem Madonna, e nem mesmo Britney Spears são o anticristo.
Mas não posso duvidar que estas afirmações causaram bastante polêmica e garantiram boas vendas ($$$)… E disto ninguém duvida… Por isto criaram este mito, como muitos outros, e continuarão a utilizá-los. Vivemos em um mundo cético capitalista…

Invoquemos sempre a a ação do Espírito Santo de Deus em nossas vidas a fim de inundar-nos com o dom da sabedoria, para que possamos desvendar toda a mentira que se levanta contra a sua Igreja, que somos nós!

Em Jesus e Maria!

7 Respostas

  1. Daniel Silva,

    Considere a seguinte INTERPRETAÇÃO: “O Sinal marcado na mão direita ou na testa dos seguidores da BESTA, conforme o entendimento do IMPERADOR ROMANO. O sinal era o nome do imperador Domiciano e não Nero que já estava morto desde o ano de 68. Domiciano se chamava de Deus e perseguiu os cristãos (Ap 13:16-18). Porém, Domiciano era considerado Nero redivivo. O valor numérico das consoantes hebraicas do nome “Neron Qesar” dá 666.”

    Em verdade, não existe hoje um INTÉRPRETE autorizado pelO Eterno que explique o verdadeiro significado do número 666, já que não foi revelado CLARAMENTE o significado deste número nas escrituras. Todas as interpretações hodiernas são meras conjecturas dos líderes que desejam bancar apóstolos e profetas sem serem.

    Aguardemos Jesus voltar, ele nos explicará a verdade sobre o número 666. Saber o significado deste número 666 não é de importância primária, é algo secundário. O importante é sabermos que Jesus venceu a morte e o pecado e voltará. Isto está bem claro nas escrituras.

    José da Silva

  2. o n da besta e 666 ou www cuidado matrix chegara ate voçe se a micrisoft nao dominar tudo antes

  3. Infelismente existe muita gente que acredita em tantas coisas idiotas que não da para confiar em mais ninguem. Sabemos que so existe uma força que move o mundo que se chama DINHEIRO, sem o dinheiro ninguem é ninguem porque!? se não fosse o dinheiro não existiria os grandes IMPERADORES e REIS do passado e os MILHONARIOS do presente. Os 666 de hoje são as BESTAS que sustentam os espertos de amanhã…

  4. Jose,

    É a Igreja, por excelência, intérprete autorizado pelo Eterno para explicar qualquer parágrafo, trecho ou palavra da Sagrada Escritura.

    Essa afirmação é apoiada pela sucessão apostólica. Se foi a Igreja quem a redigiu, é a Igreja que pode interpretar.

  5. Daniel,

    Vou te dizer uma coisa:
    Uma das vsões incorretas sobre autoridade das Escrituras, é que por muitas vezes a autoridade das Escrituras é baseada na autoridade da igreja
    A visão correta é: ” que a autoridade da igreja deve ser encontrada na autoridade das Escrituras.”

    Vejamos o que está escrito em Deuteronômio 29:29:

    “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.”

    Temos mais:

    “Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
    Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.” (Luc. 24:25-27)

    “Ele respondeu: Vai, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim.” Dan. 12:9)

    “Por que lhes falas por parábolas? …Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido …Por isso lhes falo por parábolas; porque vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem” (Mat. 13:10-13).

    Mas sabemos que é o ESPÍRITO SANTO que revela a verdade aos homens:

    “Quando vier…o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as cousas que há de vir” (Jo. 16:13)

    Leiam isso:

    “A tarefa de interpretar corretamente a Palavra de Deus foi confiada unicamente ao Magistério da Igreja, isto é, ao papa e aos bispos que estão em comunhão com ele.” (Catecismo, pg 30, parágrafo 100).

    De acordo com Roma, somente o papa tem a capacidade de interpretar a Palavra de Deus. Ela também diz que “os bispos em comunhão com ele (o papa)” podem compreender a Bíblia. Basicamente, isso significa que enquanto os bispos estiverem concordando com o que o papa diz, também podem compreender a mensagem de Deus.

    Isso me faz lembrar da minha infância, quando brincava com meu irmãozinho. Sempre que ele ganhava um novo brinquedo, eu me recusava a brincar com ele, a não ser que me permitisse usar o brinquedo. O papa faz uma afirmação similar aqui. “… aos bispos que estiverem em comunhão com ele…” Enquanto os bispos concordarem com ele, também poderão brincar. Agora não sinto orgulho do modo como tratava meu irmão, mas deixei os modos de criança quando amadureci. Infelizmente, a Igreja Católica mantém a mesma mentalidade que eu tinha na infância. “Você só poderá brincar comigo se aceitar que sou o único que tem razão!”

    É pela Palavra de Deus que os falsos ensinos são expostos. A própria Bíblia recomenda: “Amados, não creias a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” [1 João 4:1] Acredito que um dos modos mais importantes de sabermos o que é verdadeiro e falso é compreendendo a verdade clara de Deus encontrada na Bíblia. A Palavra de Deus é uma luz que manifesta o que é verdadeiro e expõe o que é falso.

    Agora, faça a seguinte pergunta a si mesmo, “Quem jugará a humanidade no Dia do Juízo Final?” A resposta, com a qual todos os cristãos concordam, é Jesus Cristo. Ouça as próprias palavras de Jesus: “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo.” (João 5:22) Portanto, precisamos examinar a base pela qual Jesus Cristo julgará todo homem, toda mulher e toda criança. Qual é a base para o julgamento?

    “E a condenação é esta: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” [João 3:19]

    Finalmente, considere as palavras de Jesus sobre a luz espiritual: “Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” [Mateus 6:23]

    O que Jesus disse aqui é, “Se o órgão que te dá a capacidade de ver a luz, estiver em trevas [cego], então você realmente estará em grandes trevas.”

    Mas eu não desprezo o fato que Cristo fundou sua Igreja que pode nos ajudar e nos guiar
    ELE fundou a IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA!
    MAS NÃO A ROMANA com os interesses políticos e financeiros sendo transportados para a tradição para que a seu bel prazer desfrutem de toda riqueza.
    Por isso Deus levanta homens e mulheres dispostos a fazer pela verdade de Cristo, o que muitos fazem pelas tradições dos homens!

    Henrique Saint’Clair

  6. Hahaha… eu não sou muito chegado em religiao e nem nada do genero, mas que bateu coincidencias hahaha, tava lendo uns site diziam que os 3 Filhos da besta seriam do signo de Peixes Libra e Sagitario se nao me engano…

    Ai que vem… Além de ser Sagitariano, nasci em uma Sexta Feira 13, meu nome soma 666 e tenho planos pra dominar a terra… Eae?

    Coincidencia d+ ueahueha
    Mas acho que como toda coisa logica, devemos lembrar que isto é um livro escrito a milhares de anos atrás, nada mais doque isto…

    Tem gente que tem realmente problema em lidar com o numero sexta feira 13 ou 666 que parece até idiota…

    Deus é necessario para nossas vidas terem algo para talvez se “Espelhar” mas não algo que vc deva simplesmente contar… é como ficar rezando enquanto alguem te aponta uma arma, nao vai acontecer nada, Deus é uma figura a qual devemos criar fé e esperança, e nao um homenzinho que vive no céu e vai vim salvar agente que nem o superman…

    assinado
    TioZinho 666 😛

  7. Primeiramente, misericórdia é o que devemos pedir pelos que não tiveram um encontro pessoal com Deus, e não julga-los, portanto, que o Senhor, Rei de toda glória tenha misericórdia desse abençoadinho ai acima.

    Em segundo, adentrando o contexto do artigo, realmente é fato que a teologia em nos ensinar os momentos históricos e que o livro do Apocalipse foi redigido em um momento histórico de grande controvérsias políticas e que alguns temas, nomes ou acontecimentos somente poderiam ser comentádos.

    Porém, para quem realiza a Lectium Divina sob a ação do Espírito Santo de Deus, e a faz corretamente, refletindo o contexto histórico e o atual simultaneamente (POIS A PALAVRA DE DEUS É O LIVRO MAIS ATUAL QUE EXISTE!!!!) e procura os mistérios de cada palavra… Compreende que não é ao acaso, ou por questão de mídia que este livro é o UNICO LIVRO PROFÉTICO DO NOVO TESTAMENTO.

    E outra ponderação que gostaria de fazer que não se refere ao artigo propriamente dito, mas principalmente a um comentário que li (opinião particular, sem ofender ninguém) é que: nós talvez nem imaginamos o grande clamor, a intensidade da oração SOB A LUZ DO ESPÍRITO SANTO PARÁCLITO (advogado) para a eleição do Papa, e para este ser escolhido de Deus para susceder Pedro… Certamente está em Cristo e em comunhão com Ele, e certamente é digno da escolha? É humano e pode errar sim!!! Mas como poderemos dizer que não devemos estar em comunhão e obediência?? Se não concordamos, é um direito que temos porém é questão de hierarquia, nós temos que prestar obediência, se errarmos será cumprir as leis de obediência, e quem erra é quem é cobrado!! Porém eu particularmente rezo todos os dias pelo nosso Amado Papa, pois sua santidade é fruto de nossas orações, e imaginem se nós servos de Deus sofremos tentações a todo instante, provações, imanginem àquela benção que é representante de todos nós, que pastoreia a todos nós??

Deixe um comentário