Cidadãos do Vaticano

Passaporte do Vaticano não é herdado…
São 557 seus cidadãos

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 7 de maio de 2007 (ZENIT.org).- Quantos habitantes a Cidade do Vaticano tem? As estatísticas do Vaticano de 2005 respondem esta pergunta.

Até 31 de dezembro de 2005, as pessoas que possuíam cidadania eram 557, das quais 58 eram cardeais, 293 eclesiásticos membros das representações pontíficas (em sua maioria núncios apostólicos que moram no Vaticano), outros 62 eclesiásticos, 101 componentes do Corpo da Guarda Suíça Pontifícia e 43 leigos que trabalham no Vaticano.

Ao contrário dos demais dos países, a cidadania do Vaticano não se herda dos pais com o nascimento nem se adquire nascendo na Cidade do Vaticano (que de fato não tem um hospital com maternidade).

Baseia-se no critério de residência estável na Cidade do Vaticano, ou seja, depende do desempenho de funções determinadas ao serviço da Santa Sé.

As pessoas autorizadas a residir na Cidade do Vaticano conservando a própria cidadania de origem, na data acima indicada, eram 246.

Dado que o Vaticano é muito pequeno, a grande maioria de seus empregados vive fora de suas muralhas. Nesse período, as pessoas que residiam em casas da Cidade do Vaticano, mas fora dela eram 3.100, um dado que corresponde aproximadamente aos empregados e aposentados da Cidade do Vaticano e da Santa Sé.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: