Lutero e sua devoção Mariana

Lutero era completamente devotado a Nossa Senhora, e crente em todas as doutrinas tradicionais marianas.
Veremos, por meio de fontes escritas pelo próprio Lutero, o que os fatos históricos nos revelam:

Deus não recebeu sua divindade de Maria; todavia, não segue que seja conseqüentemente errado afirmar que Deus foi carregado por Maria, que Deus é filho de Maria, e que Maria é a Mãe de Deus. Ela é a Mãe verdadeira de Deus, a portadora de Deus. Maria amamentou o próprio Deus; ele foi embalado para dormir por ela, foi alimentado por ela, etc. Para o Deus e para o Homem, uma só pessoa, um só filho, um só Jesus, e não dois Cristos. Assim como o seu filho não são dois filhos… Mesmo que tenha duas naturezas.” (Martinho Lutero, “Nos Conselhos e na Igreja”, em 1539)

É uma opinião doce e piedosa que a infusão da alma de Maria ocorreu sem o pecado original; de modo que, ao infundir a sua alma imune ao pecado original, foi adornada com presentes de Deus, recebendo uma alma pura, infusa por Deus; assim, desde o primeiro momento em que começou a viver ela esteve livre de todo o pecado.” (Sermão: “No dia da concepção da Mãe de Deus,” Dezembro [?] 1527, de Hartmann Grisar, S.J. Luther, da tradução da versão do alemão para o inglês por E.M. Lamond, editado por Luiggi Coppadelta, Londres: Kegan Paul, trincheira, Trubner, primeira edição, 1915, Vol. IV [ de 6 ], p. 238; revisado por Werke alemão, Erlangen, 1826-1868, editado por J.G. Plochmann e J.A. Irmischer, editado por L. Enders, Francoforte, 1862 ff., 67 volumes; citação 15 2 , p. 58)

É cheia de graça, proclamada para ser inteiramente sem pecado, algo tremendamente grande. Para que fosse cheia pela graça de Deus com tudo de bom e para fazê-la vitoriosa sobre o diabo.” (Martinho Lutero, Livro Pessoal de Oração, 1522)

A veneração de Maria está inscrita no mais profundo do coração humano.” (Martinho Lutero, Sermão em 1º de setembro de 1522.)

É a consolação e a bondade superabundante de Deus, o homem pode exultar por tal tesouro: Maria é sua verdadeira mãe, Jesus é seu irmão, Deus é seu Pai.” (Martinho Lutero, Sermão de Natal de 1522.)

Maria é a Mãe de Jesus e a Mãe de todos nós, embora fosse só Cristo quem repousou no colo dela… Se ele é nosso, deveríamos estar na situação dele; lá onde ele está, nós também devemos estar e tudo aquilo que ele tem deveria ser nosso. Portanto, a mãe dele também é nossa mãe..” (Martinho Lutero, Sermão de Natal de 1529.)

Uma coisa é certa: a rejeição dos protestantes à Maria não vem de Lutero, é “coisa nova”.

Não bastaram as heresias de Lutero, por isto os protestantes, como “bons” seguidores de seu líder Lutero, entre outros, criaram suas próprias heresias!
 

Anúncios

7 Respostas

  1. Daniel,
    Ninguém “rejeita” Maria. Simplismente só quem é digno de receber adoração é o senhor Jesus, Maria é mais uma mulher de Deus, que serve de instrumento para o Senhor. Não se engane: Adorar e venerar são sinôminos, e mesmo que essas palavras representasse coisas diferentes, basta vc olhar, observe! Veja as pessoas se prostrando diante as imagens como se vê nitidamente. Maria não pode interceder por nós, pois ela morreu, está aguardando julgamento. O mesmo julgamento que vc e eu vamos passar.
    “do meio de ti eliminarei as tuas imagens de escultura e as tuas colunas, e tu já não te inclinarás diante da obra das tuas mãos;” Miquéias 5:13

  2. Claudia,

    Perfeito. Só é digno de adoração Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Vc honra Maria? Certamente Jesus honra sua mãe!
    De que maneira vc honra Maria???

    O católico só adora a Jesus!
    Se prostrar denota adoração? Agora vai dizer que adorar e prostrar são sinônimos?!

    Nós honramos aqueles que foram honrados por Deus ao poderem contemplá-lo face a face.

    Vc ignora isto….

    Não vou nem comentar sobre Miquéias 5, porque, pelo seu comentário, certamente vc não sabe nem do que se trata… Apesar de parecer óbvio!

    O Espírito Santo seja luz para teus olhos!

  3. Daniel, sei bem do que e trata Miqueias 5, mas falando de língua Portuguesa vou colocar a seguir sinônimos da palavra “venerar” segundo o dicionário Houaiss:
    acatar, adorar, amar, cultuar, honrar, idolatrar, prezar, reverenciar, temer. transitivo direto render culto a; cultuar, adorar.

    Agora, vamos levar em conta as atitudes.

    1-Já fui católica, conheço bem aquela quase que obrigatoriedade de se “benzer” e reverenciar a imagem que fica no centro da parede atrás do altar de muitas igrejas católicas, que dizem representar Jesus. O Senhor Jesus não precisa de nada para representá-lo, Ele é tão poderoso que quando Ele chega em um local é até bem fácil perceber a sua presença, e se alguém deseja adorar ao Senhor Jesus deveria faze-lo com suas atitudes e não adorando uma imagem, até mesmo porque Jesus não ensinou ninguém a adorar imagens.

    2-Já vi também vários católicos que rezam para imagens de “santos” e até acreditam que receberão ajuda deles. Aí vc me dirá:

    “Nós não adoramos imagens, nós somente honramos!”.

    Bem, os mortos não estão vendo vcs honrarem eles, então vcs perdem tempo. A não ser que vc ache que os mortos voltam para ouvir as suas preces. Sabemos que isso é contra a Bíbla Sagrada, é uma doutrina dos Espiritas. E mais uma vez te digo: só que é digno de adoramos ou venerarmos ou honramos ou qualquer outro sinônimo, é o Senhor Jesus.

    Teria vários outros exemplos a relacionar, porém vou parar por aqui, se vc realmente acha que a “Igreja Católica” não adora imagens, lamento.
    A paz!

    • Cláudia, a Paz de Jesus esteja em seu coração.

      Jesus no calvário, professando nossa fé:

      “…Eis aí teu filho…Eis aí tua mãe.”

      E aí? Como explicar?

      Lembra do bom ladrão no momento que o outro provoca Nosso Senhor moribundo?

      Reveja seus conceitos. Não julgueis. Pois com o mesmo peso serás julgada. Só Jesus é o Nosso Salvador. E cuidado com os pré – conceitos.

      Daniel, oremos por nossa irmã: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois entre a mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre: Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém! aleluia amém!

      Raimundo

  4. Tinha me esquecido de responder a sua primeira pergunta. Eu não honro Maria, eu honro minha mãe, pois assim o mandamento ordena. Com certeza Jesus honrou sua mãe como nenhum outro homem já honrou, porque Ele não teve pecado, porém ela não é digna de ser honrada por vc. Conhece este texto?

    “E lhe comunicaram: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te. Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam. ” Lucas 8.20-21

    Entendo nesse texto que Jesus não queria desonrar sua mãe, queria relembrar aos discípulos a sua missão ao ter vindo até aqui, que Ele é o Salvador, e que na verdade sua mãe poderia esperar um pouco, mas a pregação do evangelho não podia esperar. Jesus quis dizer que Maria não teria privilégios por ser sua mãe, pois ela naquele momento era igual a qualquer um ouvinte e praticante da palavra.

    Não podemos honrar Maria, porque seu galardão não é a honra de homens, seu galardão vem de Deus, e Ele é fiel não se preocupe. Se honrarmos todos os grandes homens e mulheres de Deus com certeza iria faltar tempo para horarmos ao Senhor dos Exercitos, e é exatamente isso que Satanás quer que aconteça, mascarar situações aparentemente inocentes para que no final das contas afastar as pessoas de Deus.

    Tudo que tira Deus do 1º lugar é idolatria: O filho, a esposa, o dinheiro, o emprego, o carro e etc…

  5. Claudia,

    Como todo católico que abandona a fé, vemos que, na verdade, vc precisaria de muito estudo, esclarecimento e vivência pra chegar a dizer que o é. E isto não é nem a metade…

    Ora, como “ex”-católica, vc deveria saber que o gesto de reverência, no caso citado por vc, não é dado à imagem que se encontra atrás do altar, mas sim ao altar, que representa Cristo imolado…
    A propósito, não existe religião sem altar…
    Acho que é por isso que vc sai por aí dizendo estas asneiras… Falta de esclarecimento.

    Depois vc questiona a eficácia da oração pelos santos.
    Saiba que, ao contrário do que vc pensa, os santos ouvem sim nossas orações e intercedem junto à Deus.
    E ao contrário do que vc pensa, isso é bíblico:
    Ap 5, 8
    Ap 8, 11

    Estude a Bíblia, para que não seja manipulada pelos homens…

    Veja que os mortos não estão inconscientes, ao contrário do que vc, e a pessoa que te enganou, disse:

    – Is 14, 9-10
    – 1 Pd 3, 19
    – Mt 17, 3
    – Ap 5, 8
    – Ap 7, 10
    – Ap 6, 10

    O Espírito Santo seja Luz para teus olhos!
    A Paz!

  6. Claudia,

    O trecho que vc citou de Lc 8, 20-21, na verdade é um complemento da parábola que Jesus havia acabado de contar…
    Mas vc, como todo protestante, tenta retirar este versículo do contexto para diminuir Maria…

    Leia desde o versículo 4 e veja que o versículo 21, assim como o versículo 18, na verdade nos ensinam que somos felizes e bem-aventurados se ouvirmos a Palavra de Deus.

    É assim também Lc 11,27-28.

    E por que esse versículo estaria diminuindo Maria, se ela ouviu a Palavra de Deus? (Lc 1, 38)

    Sinceramente eu não sei, só sendo protestante para saber o que se passa em sua cabeça…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: