Lutero, por Lutero

Martinho Lutero é considerado o pai da revolta protestante, que deu origem às igrejas Luterana, Anglicana, Batista, Metodista, Adventista etc.

E o que eu teria a dizer sobre este homem?
Deixemos que ele fale por ele mesmo:

Que mal pode haver se um homem diz uma boa e grossa mentira
 por uma causa meritória e para o bem da Igreja (luterana)?

Martinho Lutero

Eu estou, da manhã à noite, desocupado e bêbado. Você me pergunta por que eu bebo tanto, por que eu falo tão galhardamente e por que eu como tão freqüentemente? É para pregar uma peça ao diabo que se pôs a me atormentar”. É bebendo, comendo, rindo, nessa situação, e cada vez mais, e até mesmo cometendo algum pecado, à guisa de desafio e desprezo por Satanás, procurando tirar os pensamentos sugeridos pelo diabo com o auxílio de outros pensamentos, como, por exemplo, pensando numa linda moça, na avareza ou na embriaguês, caso contrário ficarei muito raivoso.” (Lutero).
(Marie Carré, J’ai choisi l’unité – D.P.F., 1973, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi, Daniel Raffard de Brienne 1983).

Eu tive até três esposas ao mesmo tempo.” (Lutero).
(Dois meses após ter dito isto, Lutero se casa com uma quarta mulher, uma freira).
(Guy Le Rumeur, La révolte des hommes et l’heure de Marie 1981, apud Lex Orandi: La Nouvelle Messe et la Foi – Daniel Raffard de Brienne 1983).

Se nós condenamos os ladrões à fôrca, os assaltantes ao cadafalso, os hereges à fogueira, por que não recorremos, com todas as nossas armas, contra esses doutores da perdição, esses cardeais, esses papas, toda essa seqüela da Sodoma romana, que não para de corromper a Igreja de Deus? Por que não lavamos nossas mãos no seu sangue?” (Lutero).
(Hartmann Grisar, Martin Luther – La vie et son oeuvre – 2ª ed. – Ed. P . Lethielleuz – Paris -1931).

Certamente Deus é grande e poderoso, e bom e misericordioso, e tudo quanto se pode imaginar nesse sentido, mas é estúpido” (Lutero).
(Id. Propos de Tables – no. 963, ed. De Weimar, I , 487).

Cristo cometeu adultério pela primeira vez, com a mulher da fonte, de que nos fala S. João. Não se murmurava em torno dele: «Que fêz, então com ela?» Depois com Madalena, depois com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer” (Lutero).
(Funk Brentano, Martim Lutero, Casa Editora Vecchi – 1956 – R.J.- Propos de Tables – no. 1472, ed. De Weimar II.107).

[Com profunda dor na alma, transcrevo estas palavras ultrajantes , inomináveis e sacrílegas à Nosso Senhor Jesus Cristo.
Somente Nosso Senhor sabe quem o ofendeu mais: se foi Lutero, ou se foi quem o elogiou depois…
]

Curioso, hein, Lutero?

Continuando…
A defesa de Lutero à predestinação:

Neste caminho [da predestinação] Lutero é obrigado a confessar que, conforme sua doutrina, Judas não podia deixar de trair Cristo. Se Judas devia necessariamente entregar Jesus, Adão no paraíso devia necessariamente comer a maçã – também assim Lutero o reconhecia. Como acaba nessas condições a tese do pecado original e toda a doutrina luterana da corrupção, não somente da humanidade, mas da natureza inteira, pela falta de Adão, já que nosso primeiro pai não podia deixar de cometer esta falta? Ao que Lutero chega a esta bela conclusão: “Deus age sempre como um louco” (närrisch).” (Funck-Brentano, Martim Lutero, Casa Editora Vecchi, 1956, 2a. ed., pág. 111)

Ou seja, ninguém tem culpa, pois ninguém é livre para responder por seus atos!
E Deus – o Deus infinitamente bondoso e criador de todas as coisas – é considerado o culpado por todos os atos humanos, pois move os homens caprichosamente – loucamente! – para o bem e para o mal!
Será que alguém pode conceber uma blasfêmia maior que essa?
Eis o “reformador” do cristianismo, eis Martin Luther em toda sua pureza doutrinária…

E o “grande reformador” Lutero quando voltou a Wittemberg em 1522, Lutero expulsou os radicais e restabeleceu a aparência de Missa, parecendo defender a lei e a ordem para poder dominar a situação. Porém:
 
“(…) os mesmos paramentos foram usados e (…) os mesmos antigos hinos em latim eram ouvidos. A hóstia era elevada e exibida na Consagração. Aos olhos do povo era a mesma Missa de sempre, exceto que Lutero omitiu todas as orações que representavam a função sagrada como sacrifício.” (Grisar: 220)
E nessa mesma linha de imposição do novo culto sem despertar a atenção, atraindo o apoio popular:
 
O ofício divino foi essencialmente alterado, mas as suspeitas foram evitadas ao máximo pela retenção da forma externa, de modo que as pessoas comuns, como dizia Lutero, “nunca tomariam consciência disso. ”Era para ser feito “sem escândalo”.”  (Grisar: 221)

Ainda:
“(…) jejuar, rezar, assistir Missa, e venerar os santos, exatamente como vinha fazendo antes,”mas que tente instruir seu pai o melhor possível; ele não erraria se “tomasse parte na Missa e outras profanações (sic) por causa do pai.” (Grisar: 221)

Revelarei a todos que mestre insigne és em falsificar, exagerar, maldizer e caluniar. Mas já toda gente o sabe… Na tua astúcia sabes torcer a própria retidão, desde que o teu interesse o requeira. Conheces a arte de mudar o branco em preto e de fazer das trevas luz“. (Grisar, Luther, II, 452 e ss, apud Franca, IRC: 200, nota 96)

“Lutero tinha suas doutrinas em tão doentia estima que chegou a dizer que eram a expressão máxima da verdade, mesmo “(…) se Deus ou Cristo anunciarem o contrário” (sic!) (Grisar: 497)

Ele [Luther] recorre a um misterioso Deus escondido, o qual, em Sua ilimitada majestade, deve ter outras normas que nosso senso de justiça humano possa conceber. A essência de Deus é de fato inescrutável. A afirmação do Apocalipse de que Deus quer a salvação de todos os homens, se aplica ao Deus revelatus no Evangelho de Cristo; mas há também um Deus escondido, um Deus absconditus, cujos decretos podem ser bem diferentes.” (Grisar, Hartmann, op. cit., pág. 302)

Não é preciso muito esforço para identificar a gnose como a causa dessa blasfema dualidade atribuída a Deus, bem como o irracionalismo de Luther.

É por essas e outras que podemos afirmar que o protestantismo não é cristão!

Nota: Grisar é um dos maiores biógrafos de Lutero.

Anúncios

9 Respostas

  1. Vc conhece algum protetante que se diz seguidor de Lutero? Eu sou protestante e sigo ao Senhor Jesus. Só porque Lutero iniciou uma revolução contra o catolicismo não significa que ele seja o cabeça.

    O cabeça é Cristo.
    O catolicismo está em decadência porque o cabeça é o Papa, que não é infalível.

    Jesus sim, é infalível! Jesus sim, é todo de misericórdia para com aqueles que não conseguem ver a verdade.
    “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. ” João 8.32

  2. Claudia,

    Os protestantes encontram sua origem em Lutero.
    Não fuja disso.

    Sua fé tem origem na de Lutero.
    Por isso ele se separou da Igreja, pois seus pensamentos não podiam ser considerados cristãos…
    E assim surgiu o protestantismo.

    A propósito, quem disse que o Papa é infalível???

    Posso notar pelos comentários de diversos protestantes que passam por aqui, que existe um desconhecimento muito grande a respeito daquilo que protestam.

    Não seja manipulada!

  3. Daniel, não estou sendo manipilada não, vc que está sendo enganado. Houve um concílio em uma cidade da Europa a não muito tempo (depois te passarei mais detalhes de onde e como foi esse concílio), conclamando a infalibilidade Papal. Vc deveria se informar mais sobre a instituição “Igreja católica”.
    Pois bem, vc diz que Lutero deu origem ao protestantismo, correto. Mas te afirmo com toda e absoluta certeza que os princípios dos Evangélicos hoje, são completamente diferentes dos príncipios de Lutero. Agora o que Lutero fez ou disse ou escreveu problema é dele, ele será julgado por isso, se ele não tivesse iniciado uma revolução contra o catolicismo, outro o faria, pois os erros do passado eram muito gritantes, até mais do que os de hoje. Vc concorda com a inquisição? Definição de inquisição: “tribunal eclesiástico instituído pela Igreja católica com o fito de investigar e julgar sumariamente”.

    Depois retornarei a esse artigo para falar sobre a Infalibilidade Papal. Até mais.

  4. Estou de volta! Respondendo a sua pergunta: “Quem disse que o papa é infalível?”

    Resposta: Foi o papa Pio IX no Concílio Vaticano I entre os dias 8 de Dezembro de 1869 a 18 de Dezembro de 1870. As principais decisões do Concílio foram conceber uma Constituição dogmática intitulada “Dei Filius”, sobre a Fé católica e a Constituição Dogmática “Pastor Aeternus”, sobre o primado e infalibilidade do Papa quando se pronuncia “ex-catedra”, em assuntos de fé e de moral.

  5. A Constituição foi promulgada na Quarta Sessão do Concílio, em 18 de julho de 1870, pelo Papa Pio IX.

  6. Claudia,

    Não confunda Infabilidade com Impecabilidade.

    Eu sei muito bem do que se trata a Infabilidade Papal.
    Mas quando te questionei “Quem disse que o Papa é infalível” estava me referindo ao errado sentido que vc deu a “infalível”

    vc disse:
    “O catolicismo está em decadência porque o cabeça é o Papa, que não é infalível.
    Jesus sim, é infalível!”

    Portanto o sentido que vc deu a “infalível”, diz respeito a não ter pecado.
    Daí eu te perguntei quem te disse que o Papa é infalível (não peca).

    A infabilidade papal não diz respeito a não ter pecado, ao contrário do que vc pensa.

    Reparou que seus questionamentos são consequência da falta de esclarecimento?

  7. Cá está vc caro Daniel, envolto nesses questionamentos no mínimo estranhos.

    Primeiro, é Muito, muito fácil falar de um homem q já está morto e sem condições de se defender..
    A coisa mais fácil para a humanidade é colocar palavras na boca dos outros, e isso acontece principalmente quando os outros são nossos opositores.

    Eu concordo com a Cláudia quando diz q nós Evangélicos não seguimos a Lutero, mas seguimos ao JESUS que Lutero conheceu e que corajosamente abraçou contra a maior instituição do seu mundo. É claro que em se tratando de um homem perseguido e já extinto pela morte fica aos seus acusadores o ônus não só da prova quanto o da conciência.

    Segundo: Que confusão vc arrumou prá responder a Cláudia sobre sua interpretação da palavra “infalível”!!!! Prá esclarecer essa confusão na sua mente interpretativa quero perguntar:
    Em quê um Papa é “infalível”??? Para quê um homem de DEUS reinvindicaria o título de “infalível”?
    Só pra entendermos uma coisa: A palavra pecar significa: ERRAR O ALVO, portanto quem erra o alvo: FALHA!!! Ora, se o Papa peca, logo o Papa FALHA!!

    Terceiro: O que caracteriza os evangélicos não é o grande Martinho Lutero, o q caractiriza os evangélicos sempre será o seu profundo amor a DEUS e sua Palavra, e também a sua intimidade com Ele, não apenas falando a respeito dEle, mas andando com Ele. Tendo experiências com ELE!!

    Reflita sobre isso Amado!

    A Paz do SENHOR!

  8. Robson,

    Não queira defender seu ídolo Lutero.

    São registros históricos e as fontes foram citadas.
    Deixe de ser pretencioso e preconceituoso e bbusque através das fontes.

    A grande prova de sua admiração e de todos os protestantes por Lutero está na forma como vc se referiu a ele. “Grande” Matinho Lutero (sic)

    Grande em que? Não leu o texto?

    Reflita sobre a infabilidade papal e verás as grandes baboseiras que vc disse. Vc não sabe nem do que está falando…

    Ai ai… ainda dizem que católico não estuda…

  9. Concordo PLENAMENTE no nosso amigo DANIEL,
    Claudia minha filha vcs misturam tudo! ow mania que evangelico tem de fugir das raizes viu? pq hein? tem vergonha, pq a “religiao” de vcs COMEÇOU…foi FUNDADA por Lutero? caros…Esse pobre homem quis se promover diante da situacao que existia na epoca da “vendas” de terreno no céu pelos membros da igreja católica, isso nao quer dizer q a igreja catolica e o catolicismo que FOI A RELIGIAO DEIXADA POR JESUS CRISTO, nao seja a correta. Os homens da epoca que erraram,e erram até os dias de hoje.
    que fique claro, a religao PROTESTANTE e….seja la..batista,universal sei la…TEM origem de Martinho Lutero queira vcs ou nao. esta comprovado, leiam…pesquisem…e outra foi lutero quem TIROU os 7 livros da Biblia os quais NAO tem na biblia de vcs.
    Eu tenho é pena dele, e de quem o seguiu…..pois na propria palavra diz ” SE ALGUEM LHES AJUNTAR ALGUMA COISA, DEUS AJUNTARA SOBRE ELE AS PRAGAS DESCRITAS NESTE LIVRO, E SE ALGUEM DELE TIRAR QUALQUER COISA, DEUS LHE TIRARA A SUA PARTE DA ARVORE DA VIDA E DA CIDADE SANTA, DESCRITAS NESTE LIVRO”

    UM BEIJOOOO A TODOS E QUE DEUS VOS ABENÇÕE A ABRAM O SEU CORACAO PARA A VERDADE, AFINAL OQ IMPORTA É QUE LOUVAMOS E BENDIZEMOS O MESMO DEUS UNICO E ONIPOTENTE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: