Suposta “nova lista” de pecados capitais

Vaticano não publicou uma nova lista de pecados capitais, ao contrário do que divulgaram alguns portais de notícia, alguns deles de ampla audiência e reconhecimento nacional. Mas quando se trata de religião…. Ah, aí sim o profissionalismo deixa a desejar. Publica-se matérias sem fundamento e, muito menos, conhecimento. Será que custa tanto pesquisar um pouquinho?

Cito as matérias equivocadas: Portal G1 (da Globo.com), Portal Terra, Estadão e assim por diante. Todos copiaram a matéria do site da BBC sem escrúpulos. Ao menos poderiam ter checado a veracidade do conteúdo…

Como eu disse, na verdade, não existe nenhum edito vaticano novo que trate deste assunto.

O que ocorreu é que alguns órgãos informativos fizeram uma interpretação incorreta de uma entrevista publicada na edição italiana cotidiana de «L’Osservatore Romano», com data de 9 de março.

O entrevistado é Dom Gianfranco Girotti, bispo regente do tribunal da Penitenciaria Apostólica. O penitenciário maior é o cardeal americano James Francis Stafford.

O jornalista Nicola Gori perguntou ao prelado: «Quais são, segundo o senhor, os novos pecados?».

«Há várias áreas dentro das quais hoje percebemos atitudes pecaminosas em relação aos direitos individuais e sociais», responde Dom Girotti.

«Antes de tudo a área da bioética, dentro da qual não podemos deixar de denunciar algumas violações dos direitos fundamentais da natureza humana, através de experimentos, manipulações genéticas, cujos efeitos é difícil prever e controlar.»

«Outra área, propriamente social, é a área das drogas, com a qual a psique se enfraquece e a inteligência obscurece, deixando muitos jovens fora do circuito eclesial.»

Está também «a área das desigualdades sociais e econômicas, pelas quais os pobres se tornam cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos, alimentando uma insustentável justiça social; a área da ecologia, que reveste hoje um importante interesse».

Fonte: Agência ZENIT

A entrevista original e completa, em italiano, pode ser encontrada em: http://www.zenit.org/article-13786?l=italian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: