Silas Malafaia na Band

Existe um programa de TV excelente chamado Canal Livre na TV Bandeirantes.
O programa de domingo passado contava com a participação do Pastor Silas Malafaia.

A princípio, não haveria necessidade de eu escrever um artigo sobre este sujeito, mas senti esta necessidade a partir do momento em que ele citou questões diretamente ligadas a minha fé, e a de muitas pessoas que talvez estivessem escutando tamanhas baboseiras.

O referido sujeito, quando questionado, afirmou que católico adora imagens.
Como todo protestante, o pastor comete erro por desconhecer a doutrina católica.
Já escrevi um artigo sobre este assunto neste blog que pode ser encontrado aqui -> Católico adora imagens?

Como a questão da suposta “adoração de imagens” já está superada e entendida após a leitura do artigo citado, parto agora para o questionamento de uma afirmação do pastor, quando a Exortação Sacramentum Caritatis foi citada durante a entrevista.

O pastor disse que na sua “igreja” as pessoas que estão em segunda união são plenamente aceitas.

Pois bem, na Igreja Católica também. Mas a igreja do pastor não é guardiã do Sacramento da Eucaristia, portanto obviamente não tem o que administrar neste sentido.
Sendo assim, tudo o que o casal em segunda união pode encontrar na igreja do pastor, ele encontra na Igreja Católica: Palavra e Música.

Mas o que me chamou a atenção não foi isso. Mas sim o fato de que ele afirmou que o Evangelho dá vida nova à pessoa (correto), mas que por isto ele não poderia cobrar uma atitude cometida pela pessoa, antes de ela ter acreditado no Evangelho (errado).

Aqui entra a contradição em suas palavras.
Ora, ele não pode ignorar o fato de que a pessoa adquiriu um vínculo matrimonial antes de acreditar no Evangelho.
Por mais que a pessoa não acredite, ela disse “SIM”, e confirmou a união de Gênesis 2, 24 («os dois serão uma só carne»), que instituiu o casamento natural como uma instituição social divina, para isso, não é necessário sequer conhecer o Evangelho, mas simplesmente desejar o vínculo eterno e fiel ao cônjuge.

Silas Malafaia demonstrou que não sabe muito bem sobre o que está falando…

Prefiro ficar com a verdadeira fé em Cristo Jesus através da Igreja que ele fundou.

Atualizado em 17/11/2009: um belo testemunho e mais alguns comentários a respeito do homem citado no texto podem ser encontrados no comentário do Henrique Saint`Clair feito às 3:18pm de hoje.

74 Respostas

  1. Só pra ser mais exato, a interpretação bíblica de uma doutrina, não se dá em apenas um versículo isolado como os católicos e outras religiões fazem, a Bíblia se interpreta por ela mesma, e não existe ambiguidades nela, sugiro vc ter um argumento mais concreto e convincente do que este, e tbm prefiro ficar com a verdadeira fé em Cristo Jesus através da Igreja que Ele fundou (A Igreja primitiva não tinha rótulos, não tinha papa, não tinha padre, não tinha freira, não tinha imagens de escultura, não tinha trono de ouro, não tinha ligação com governos, mas tinha homens cheio de fé e do Espírito Santo.)

    • Em Resposta que a igreja primitiva não tinha rotulos, vejamos o que diz S.Inácio de Antioquia em sua carta aos Esmirnenses. Inácio viveu do ano 67 ao ano 110.

      Sigam todos ao bispo, como Jesus Cristo ao Pai; sigam ao presbitério como aos apóstolos. Acatem os diáconos, como à lei de Deus. Ninguém faça sem o bispo coisa alguma que diga respeito à Igreja. Por legítima seja tida tão-somente a Eucaristia, feita sob a presidência do bispo ou por delegado seu. Onde quer que se apresente o bispo, ali também esteja a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus também nos assegura a presença da IGREJA CATÓLICA. Sem o bispo, não é permitido nem batizar nem celebrar o ágape. Tudo, porém, o que ele aprovar será também agradável a Deus, para que tudo quanto se fizer seja seguro e legítimo.

      Existe muitos outros testemunhos de grandes homens da igreja primitiva, onde o termo Catolico é usado como referencia a verdadeira igreja de Cristo, separando assim os verdadeiros Cristãos dos hereges.
      PAZ E BEM A TODOS!!!

  2. Guilherme,
    Os tópicos do meu blog estão abertos aos seus olhos pra que veja que toda interpretação está fundamentada em um estudo amplo da Sagrada Escritura.
    Aliás, o seu amido Silas Malafaia é que utilizou versículos soltos pra criticar, erradamente, como sempre, a veneração de pessoas através de imagens.

    Guilherme,
    A Doutrina continua a mesma. Apenas o que é acessório foi modificado, como terminologias ou relacionamento com o governo de acordo com a cultura local.
    Mas o essencial continua sendo o mesmo: sucessão Petrina, da qual você não pode duvidar, os sacramentos, principalmente o da Eucaristia, e homens cheios de fé e do Espírito Santo.

    Os milagres estão aí pra você, homem de pouca fé.

  3. Preste atenção nesta passagem, principalmente no versículo 30, aonde Deus nos fala que não leva o tempo da ignorância (Tempo em que viveu sem conhecer o evangelho e ser liberto pelo poder de Cristo) é Bíblico e não está fora do contexto como você diz, peço também para ler o versículo 29 aonde Deus fala sobre imagens, que poderiam também como você não serem adorados, porém o povo antigo como você pediam, suplicavam, clamavam e até se flagevam por imagens, isto é veneração ou culto?

    Atos 17:24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.
    Atos 17:25 Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;
    Atos 17:26 de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação;
    Atos 17:27 para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós;
    Atos 17:28 pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.
    Atos 17:29 Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem.
    Atos 17:30 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;

  4. Caro Daniel,

    Apenas uma correção: as pessoas que se convertem na igreja pentescostal, além de Palavra e Música, podem também comungar com os demais irmãos e participar da Santa Ceia, que é, a grosso modo, o equivaleente aos sacramentos católicos. Como o próprio Malafaia falou, há restrições (isso na maioria das igrejas evangélicas) para o exercício de cargos de liderança, ou ministério.
    Que o Senhor te abençoe.

  5. Victor Hugo,

    Você citou o capítulo 17 do livro de Atos dos Apóstolos.
    Meu caro, não retire as coisas do contexto. Leia os primeiros versículos e veja que este capítulo se refere aos JUDEUS.

    Portanto, não possuem correlação com a Doutrina Católica.
    Muito pelo contrário, este capítulo traz o registro da pregação dos homens que começaram a construção desta Doutrina.

    Agora, quando você se referiu ao tempo de ciência, dizendo que é bíblico. Justamente, o é.

    Como você pôde perceber através da leitura dos primeiros versículos deste capítulo, este tempo de ignorância vale para os judeus, que professavam outra fé. Mas não é estendido de maneira nenhuma a alguém que foi batizado na Igreja e contraiu o matrimônio na mesma.
    Portanto, o seu amigo Silas não pode rejeitar um matrimônio que foi adquirido por esta pessoa, pois ela não era ignorante na fé, pois era batizada(cristã); e não um judeu.

  6. Sérgio,

    A Paz!

    Esta é a correção: Somente a Igreja é guardiã da Eucaristia.
    Na Igreja Pentecostal é possível comungar do pão.

    Que Deus te abençoe igualmente!

  7. Daniel,

    É claro que o referido texto estava sendo direcionado aos judeus, não podemos fugir do contexto! Como também no livro de Mateus 16. 18 vocês utilizam de uma eigexese forçada, totalmente fora do contexto. Vou parafrasear este contexto com os nossos dias atuais: Os Judeus achavam que somente eles possuiam a Verdade, guardavam seus custumes de homens acima de tudo, consideravam a circuncisão mais do qualquer outra coisa. Eles possuiam a torá a verdadeira Palavra de Deus, porém estavam cegos e ainda tinham medo dos maiorais da sinagoga (Jo. 12. 42), preferiram acreditar e temer em homens do que em Cristo, se eles aceitassem a Cristo, Deus não iria levar em consideração este dias de ignorância deles, por isto não experimentaram um novo nascimento. Nos dias atuais, muitos se dizem Cristãos e que conhecem a Palavra de Deus, de fato conhecem, porém não vivem, pois na sua mente cauterizada eles tem a absoluta certeza que estão fazendo certo (como os Judeus), guardando custumes dos homens, achando que somente elas possuem a Verdadeira doutrina, a uma semelhança entre os judeus e os cristão dos dias atuais e muita! Quando estas pessoas aceitarem a Cristo de todo o coração, certamente Deus não levará em conta seus dias de ignorância igual para como foi com os judeus. Referente ao batismo sem comentário, é o mesmo que mandar uma crianção tomar um gole de veneno enquanto pequena, ela vai tomar sem saber o que é e para que serve!

  8. Victor Hugo,

    Essa questão de não considerar as faltas cometidas nos dias de ignorância funciona para quem ainda não foi batizado cristão!

    O sacramento dp batismo imprime caráter indelével na alma do ser humano. Portanto, esta pessoa já é cristã e sempre será. Todo o pecado que ela cometer será como cristão.

    Já o judeu (o qualquer pessoa) que ainda não foi batizado cristão sim, entra nesse caso que você citou de “ignorância”.

  9. Já que tocou no assunto, me aponte o versículo que estipula a idade com que alguém deve ser batizado…

  10. OLÁ, MEUS IRMÃOS. VAMOS DEIXAR AS DISCUSSÕES DE LADO, E VAMOS NOS CONCENTRAR EM TER UMA INTIMIDADE MAIOR COM DEUS, DEIXAR O ESPIRITO SANTO NOS GUIAR ATRAVÉS DA FÉ, DEIXAR DEUS FALAR AO NOSSO CORAÇÃO. VAMOS LOUVÁ-LO TODOS OS DIAS, VAMOS DIZER A ELE QUE O AMAMOS DE TODO CORAÇÃO, VAMOS BUSCAR UMA ESPERIÊNCIA SOBRENATURAL COM O ESPÍRITO DE DEUS. ASSIM NOS VAMOS ENTENDER MELHOR AS ESCRITURAS. NÃO IMPORTA AS INTERPRETAÇÕES VAGAS DAS PESSOAS SOBRE A BÍBLIA. NÃO IMPORTA O QUE VOCÊ ENTENDEU, SUA PRÓPRIA INTERPRETAÇÃO SOBRE ALGUM VERSÍCULO OU OUTRO. IMPORTA SIM, É OUVIR O QUE DEUS QUER FALAR ATRAVÉS DA PALAVRA PELA REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. A NOSSA OPINIÃO SOBRE AS DOUTRINAS E ATITUDES DAS VARIADAS DENOMINAÇÕES, SOBRE O QUE É CERTO OU ERRADO, NÃO IMPORTA PRA DEUS, ELE É O DONO DA VERDADE, E NÓS COMO SEUS SERVOS, DEVEMOS OUVIR E APRENDER COM ELE…E NÃO COM OS HOMENS QUE GOSTAM DE INVENTAR MODAS E MODISMOS TOLOS…

  11. SÓ PERGUNTO UMA COISA, ONDE NA BIBLIA E NA HISTÓRIA ECLESIASTICA ESTA ESCRITO QUE JESUS CRISTO FUNDOU A IGREJA CATOLICA ROMANA?
    JESUS FUNDOU A SUA IGREJA, E OS HOMENS AS SUAS AMBIÇÕES.

  12. Natanael,
    Resposta: Existe algo chamado sucessão apostólica.
    Através de estudo, você poderá chegar a esta constatação.
    A Paz!

  13. Daniel, que Deus abencoe você e te envolva com o Seu amor, para ter bastante sabedoria e sempre dar respostas corretas aos primos(não somos filhos da msm mãe né?) que precisam. Tenha paciência pois vc fala de nossa doutrina, então vc representa alguns milhões de católicos praticantes. Q nossa Mãezinha interceda por ti e ate logo..

  14. vc é´um pobre coitado tenho pena de vc se arrependa enquanto é tempo os ca tolicos nao estao com nada fazem tudo errado !

  15. Luzia,

    Gostaria que vc fosse mais específica no seu comentário.

    Quando vc diz “fazem tudo errado”, vc se refere ao que?
    Apresente seus argumentos.
    Dizer apenas que é porque é não é argumento, é opinião pessoal.

    A Paz!

  16. O QUE VCS DEVEM É AMAR A DEUS DE TODO O CORAÇÃO, DE TODA TUA ALMA E DE TODO TEU ENTENDIMENTO. SEGUNDO CRISTO ESTE É O MAIOR DE TODOS OS MANDAMENTOS. QUANTO AO QUE O Pr SILAS MALAFAIA DISSE SOBRE OS SANTOS DA IGREJA CATÓLICA(ISSO INCLUI MARIA Q DEU A LUZ A JESUS) ELE TEM TODA A RAZÃO: COMO VCS PEDEM PARA ESTES SANTOS INTERCEDEREM POR VCS SE JESUS CRISTO DISSE “NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM” “E TUDO QUE PEDIREM AO PAI, EM MEU NOME, ELE OS DARÁ”. E TAMBÉM É UMA QUESTÃO DE LÓGICA: SÓ DEUS É ONISCIENTE, ENTÃO IMAGINE EM UMA FESTA DE UM DIA DE UM DESSES SANTOS TODOS FAZENDO PEDIDOS AO MESMO TEMPO, SERIA COMO QUEIMAR PALHA AO FOGO, ELE NÃO CONSEGUIRIA OUVIR TODOS POIS SÓ DEUS E CRISTO(QUE TAMBÉM É DEUS) SÃO ONISCIENTES E ONIPRESENTES. POIS NEM OS ANJOS TEM A ONISCIENCIA

  17. E sobre Maria… em nenhum momento Cristo disse que Maria ocuparia uma posição especial dentre os demais humanos. Em Lc 11: 27-28 ” Quando Jesus acabou de dizer isso, uma mulher que estava no meio da multidão gritou para ele: – como é feliz a mulher que pôs o senhor no mundo e o amamentou!” mas Jesus respondeu:”mais felizes são os que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a elas”
    E também em Mt 12: 46-49 (espero que leiam) – Seriam momentos oportunos para que nosso Senhor Jesus Cristo deixasse claro alguma posição especial de Maria entre os homens.
    Mas é lógico que temos que reconhecer que Maria foi Bendita entre as mulheres, pois foi “escolhida por DEUS” (e somente para honra e glória do nome do SENHOR) para dar a luz ao nosso Salvador. Mesmo porque as profecias ja diziam que o Messias deveria ser descendênte de Davi que era José (esposo de Maria): mas sabemos que ela ficou grávida pelo Espírito Santo de Deus, mas devo me levar pela lógica que a escolha dela foi porque ela estava desposada com José, descendente de Davi( que é o único citado na bíblia como ” o homem segundo o coração de Deus”)

  18. “NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE SENÃO PELA VERDADE” (II Co 13:08)

    ABRAÇO A TODOS,

  19. Henrique,

    Sobre a questão das imagens, sugiro que vc faça a leitura do tópico “Católico adora imagens?”, pra que fique esclarecido a respeito desta questão, pois seu argumento parece (e é) equivocado.
    Só pra adiantar: o santo não precisa ser onisciente para atender a pedidos. Leia o tópico indicado e se informe sobre a Doutrina, pois antes de criticar alguma coisa é necessário conhecer algo sobre, pra não acabar se equivocando.

    Sobre Maria Santíssima…
    Jesus em nenhum momento disse que ela ocuparia uma posição especial dentre os demais humanos?
    E quando ele disse que ela NÃO ocuparia?

    Meu caro, falar sobre Mariologia é assunto para outro tópico, pois este aqui trata de outro assunto.

    Mas deixo claro, que para criticar alguma coisa (qualquer coisa) é necessário conhecê-la.

    A Paz!

  20. Daniel,

    ficaria grato se com a sua explicação você citasse as escrituras sagradas. O que fora delas estiver, não vem de Deus e sim dos homens.
    O católico faz imagens?sim ( “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” – Ex 20:3-4), o católico pede que os santos intercedam por eles junto a Deus? sim( e onde está isto nas escrituras?) – “Ninguém vém ao Pai senão por mim”(Jo 14:6).
    Quando o apóstolo João, inadvertidamente, se prostrou diante de um anjo, este o repreendeu dizendo: “Não faças tal coisa. Sou teu conservo… Adora a Deus!” Só diante de Deus devemos nos prostrar. Somente a ele devemos dirigir nossas orações. “Ao Senhor teu Deus adorarás e somente a ele darás culto.” (Mateus 4.10). Devemos adorar ao Criador e não à criatura. (Romanos 1.21-25).
    O uso da expressão “Maria, mãe de Deus” foi oficialmente autorizado no Concílio de Éfeso no século V.O concílio procurou resolver uma diferença entre alguns bispos em referência à divindade e à humanidade de Jesus
    De toda essa história, devemos aprender algumas lições importantes: Não devemos negar nada que a Bíblia afirma sobre Maria, mas também não devemos criar ou aceitar doutrinas humanas sobre a mãe de Jesus. Quando refutamos doutrinas falsas, precisamos ter cuidado para não inventar outros ensinamentos igualmente errados. Devemos falar de acordo com as Escrituras, sem acrescentar nada (1 Pedro 4:11; 1 Coríntios 4:6; 2 João 9).
    Pois meu caro irmão em Cristo, se na Bíblia Sagrada existe outro mediador entre o homem e Deus, a não se Jesus Cristo, estou esperando uma referência.

    Reflita no amor de Cristo por voce!! pois ao carregar a cruz ELE curou as nossas feridas e ao vencer a morte ele nos resgatou. ELE não sofreu a nossa morte para dividir a sua Glória com ser humano nenhum….

    Deus te abençoe, e não espero que criemos uma rivalidade, pois se tiver alguem de ser diminuído, que seja eu para que cresca o nome do nosso Senhor Jesus Cristo….

  21. Henrique,

    Vc pode encontrar diversas referências em outros tópicos deste blog que trata do assunto, por exemplo o tópico “Católico adora imagens?”

    Mas para fins pedagógicos, irei abrir uma pequena exceção, para lhe mostrar as referências bíblicas.

    vc disse:
    O católico faz imagens?sim ( “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” – Ex 20:3-4)

    E fez o que todo protestante faz: leitura parcial, interpretação incorreta e tendenciosa.
    Por que não continuou além do versículo 4?
    Continuando…no versículo 5: “Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto.”
    Então meu caro, a proibição não é simplesmente fazer uma imagem. A proibição é fazer imagem para adorá-la. É bem claro.
    Do contrário, seria incorreto tirar uma fotografia, se olhar no espelho, pois tudo isso é fazer imagem.

    Se fazer imagem fosse proibido, Deus não teria mandado fazer querubins para colocar na arca que representava a aliança…
    Mandou porque não existe problema em simplesmente fazer uma imagem.

    Também não teria mandado fazer a imagem de uma serpente e operar milagres através dela.
    Mas do contrário, ordenou que a mesma fosse destruída por ter se tornado objeto de adoração.
    Vemos claramente nesta situação, que o problema não é fazer uma imagem, apenas, mas fazer uma imagem para adorá-la.

    Mas vc prefere ficar com a interpretação fora de contexto do versículo: “Não farás para ti imagem esculpida”, e acaba colocando a Bíblia contra ela mesma. Cria um Deus contraditório.

    Em contrapartida, repare que, se devemos adorar somente a Deus, isso não significa que não devemos honrar e invocar seus santos e anjos. O mesmo Deus que ordenou que adorássemos só a Deus, também mandou honrar os pais (cf Ex 20,12), as autoridades públicas (cf. Rom 13) os nossos superiores e as pessoas mais idosas. Prestar honra a essas pessoas, simples criaturas, em nada prejudica a adoração devida exclusivamente ao Criador.

    Ensina a Igreja e a Sagrada Escritura que desde o início até a morte a vida humana é cercada pela proteção e intercessão do anjo da guarda: “Eis que eu enviarei o meu anjo, que vá adiante de ti, e te guarde pelo caminho” (Ex 23,20)

    Muitas coisas Deus não as concede, se não houver a intervenção de um intercessor. Para que os amigos de Jó fossem perdoados, por exemplo, foi necessária a sua intercessão: “O meu servo Jó orará por vós; admitirei propício a sua intercessão para que se não vos impute esta estultícia, porque vós não falastes de mim o que era reto” (Jó 42,8)

    O centurião, por exemplo, recorreu à intercessão dos anciãos dos judeus (cf. Lc 7,3) para que Jesus curasse seu servo, mas nem por isso o Senhor deixou de enaltecer sua fé com os maiores elogios: “Em verdade vos digo que não encontrei tanta fé em Israel” (Lc 7,9).

    É verdade que temos um único Mediador na pessoa de Jesus Cristo Nosso Senhor.
    Todavia, o fato de termos um único Mediador de REDENÇÃO, não significa que não podemos ter junto dele outros mediadores de INTERCESSÃO.

    Se recorrer à intercessão dos santos prejudicasse a glória devida unicamente a Cristo Mediador, o Apóstolo Paulo não pediria, com tanta insistência, que seus irmãos rezassem por ele: “Rogo-vos, pois, irmãos, por Nosso Senhor Jesus Cristo e pela caridade do Espírito Santo, que me ajudeis com as vossas orações por mim a Deus” (Rom 15,30). “Se vós nos ajudardes também, orando por nós…” (2Cor 1,11). Se as orações dos que vivem nesta terra são úteis e eficazes para que sejamos ouvidos por Deus, quem dirá as orações daqueles que já estão em glória, contemplando a Deus face a face.

    Se os anjos contemplam a Deus sem cessar, por que não seriam merecedores de grande honra?

    No livro dos Atos dos Apóstolos, conta-se que “Deus fazia milagres não vulgares por mão de Paulo, de tal modo que até, sendo aplicados aos enfermos os lenços e aventais que tinham tocado no seu corpo, não só saiam deles as doenças, mas também os espíritos malignos se retiravam” (At 19,11-12). E também que “traziam os doentes para as ruas e punham-nos em leitos e enxergões, a fim de que, ao passar Pedro, cobrisse ao menos a sua sombra algum deles” (At 5,15).

    Estas são só algumas referências da Sagrada Escritura, Henrique, como vc me pediu. Espero que realmente esteja grato.

    Mas para encerrar, gostaria de dizer que a maior demonstração de que não é proibida a feitura de imagens é o próprio acontecimento da encarnação de Jesus Cristo.
    A encarnação do Filho de Deus superou a proibição de se fazer imagens. Isso porque, quando “o Verbo se fez carne, / e habitou entre nós” (Jo 1,14), Jesus Cristo se fez “a imagem visível de Deus invisível” (cf. Col 1,15)

    Rejeitar as imagens sagradas é voltar à Antiga Lei, quando Deus ainda não tinha se feito homem. Quem defende isso, para ser coerente, deve também praticar a circuncisão e guardar o sábado, como é prescrito na Lei de Moisés. Para essas pessoas, o Cristo não veio ainda.

    A ordem de “Não fazer imagens esculpidas”, pura e simplesmente, foi dada aos hebreus porque eles viviam no meio de povos idólatras, cujos deuses eram concebidos como tendo formas visíveis, muitas vezes com figura de animais.

    Desta forma, Deus quis deixar bem claro que esperava que adorassem somente a Ele.
    Mas a partir do momento em que o reconhecemos como verdadeiro e único Deus, digno de toda adoração, não é mal fazer uma imagem de uma pessoa, enquanto objeto de memória, seja uma fotografia, um espelho, ou até mesmo uma escultura, dado que na época de muitos santos, não havia máquina fotográfica, sendo, portanto, a escultura, a melhor forma de representar uma pessoa.

    Entendeu?

    A Paz!

  22. Daniel,

    Mais uma vez devo insistir, pois na maior parte falei a respeito do tratamento dado a Maria, então la vai:

    Maria foi escolhida para receber uma honra muito especial. Ela foi a escolhida para dar à luz o Messias. Ela, certamente, foi “bendita entre as mulheres” (Lucas 1:42). Referências posteriores a Maria mostram-na como uma mulher devota e justa (veja Atos 1:14, por exemplo).
    Mas há diversas passagens que parece terem sido incluídas nas Escrituras com o propósito de nos guardar contra a dar honra indevida a Maria. Houve o tempo (Mateus 12:46-50; Marcos 3:31-35; Lucas 8:19-21) quando Maria e os irmãos de Jesus estavam querendo falar com ele. Jesus disse: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? e estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.” E ainda houve o tempo quando alguém, na multidão, disse: “Bem aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Antes bem aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!” (Lucas 11:27-28). Se em qualquer momento houve uma oportunidade para Jesus ter ensinado que Maria merecia alguma honra especial, certamente seria aqui. Mas ele disse justamento o contrário.

    Numerosas lendas surgiram sobre Maria. Ela é chamada a virgem perpétua; mas as freqüentes referências bíblicas aos irmãos e irmãs de Jesus desaprovam isso (Mateus 12:46; 13:55; etc.). Pensam que ela, tendo concebido imaculadamente, permaneceu sem pecado; mas Romanos 3:23 se opõe a que ela tivesse sido sem pecado. Alguns até acham que ela foi, em corpo, elevada aos céus; mas não existe sequer um fragmento de evidência, nas Escrituras, em apoio a isso.

    Maria foi uma excelente mulher e teve a honra de ser escolhida para ser a mãe de Jesus. Mas não devemos avaliar os homens acima do que está escrito (1 Coríntios 4:6).

  23. Caro Daniel,
    Li seu texto e vi que nas referências tem uma coisa em comun: os vivos intercedem pelos vivos…nisto eu concordei com vc( aproveito para lhe parabenizar pelo conhecimento bíblico que se encontra nos seus textos).
    “Mas quero lhe fazer agora uma pergunta” :

    Vc não acha que se existe algo que possa desviar a conduta de alguns fiéis esse algo não deveria ser retirado para ajudar os “fracos” na fé? eu entendi o que vc quis dizer sobre as imagens…mas vc há de concordar comigo que nem todo católico tem o seu discernimento e alguns acabam por adorar as imagens de santos e confundem que elas tem maior poder de intercessao que o nosso Cristo.
    Se lembra da imagen de uma serpente que o SENHOR mandou Moisés fazer no deserto? para que todo que, picado por serpente olhasse pra ela fosse curado? ela foi destruída depois porque estava se tornando em objeto de adoração. Isso é um exemplo bíblico de que se uma imagem está confundindo a fé de alguns é melhor para todos que ela seja destruída… o que vc acha disso???

  24. Se não existe idolatria na igreja católica me explique que não ha idolatria nesta oração:

    “Meu Jesus, misericórdia.
    Doce coração de Maria, sede a minha salvação.
    Jesus, Maria, José eu vos dou meu coração e minha alma.
    Jesus, Maria, José assisti-me na última agonia.
    Jesus, Maria, José, expire a minha alma entre vós em paz.
    Amém.”

    Se fosse dirigida somente a Jesus Cristo (DEUS) poderia concordar:

    então meu caro Daniel, vejamos na bíblia algumas orações:

    1- Moises orou ao Senhor – Det 9v26
    2- Ana Orou ao Senhor – I Sm 1v.10
    3- Samuel OROU PARA O POVO mas à Deus I Sm 7v. 5 / Ism8v.6
    4- Eliseu Orou ao Senhor- II REIS 6V.17
    5- Ezequias orou pedindo para SEGURANÇA a quem ? Adeus – II Reis 19v.15
    6- Ezequias orou pedindo vida a Deus – II Reis 20v. 2
    7- Deus disse lá em II Crônicas 7v.14 que se o ovo orar e buscar a FACE DO SENHOR e não de nenhum santo, ele PERDOARIA OS SEUS PECADOS E SARARIA A SUA TERRA.
    8- Neemias orou ao Senhor- Ne 1v. 4
    9- Jesus orou a Deus – Lc 6v.12 – Nunca orou para nenhum santo!
    10- Jesus ensina a orar ao Pai – Lucas 11v. 2-4 / Mateus 6v.6
    “Mas tu quando orares, entra no teu quarto e fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto, e teu Pai que te vê em secreto te recompensará publicamente”.
    João 14 v. 13– “E tudo o que pedirdes em meu nome eu o farei para que o Pai seja Glorificado”. Aqui fica claro que devemos orar em nome de Jesus PARA UM ÚNICO PROPROSITO – O NOME DE DEUS SEJA GLORIFICADO. Pergunto: Se você ora para algum santo (se fosse possível), quem recebe a honra quando a oração é atendido. Então, produz 2 situações: O engano da oração respondida e a adoração sendo levada a alguém que não pode fazer nada por nós. 11- Os Apóstolos oraram a quem? Seria para Abraão, Isaque ou Jacó? 12- Pedro já orou para algum santo? Qual é a referencia bíblica para tal evento envolvendo Pedro, que para a igreja Católica é o primeiro Papa? Quero desafia-lo a dar uma passagem bíblica que alguém orou para um santo? Para alguém que já tinha morrido?

  25. CARO DANIEL, OS TRÊS COMENTÁRIOS QUE ESCREVI FORAM SUSCESSÍVEIS POR ISSO NÃO ME DESPEDI EM NENHUM DELES:

    DEUS TE ABENÇOE IRMÃO!!!

  26. Contradição que sempre acontece com os protestante ! Pera aí, o que fizeram com com foi Jonh Hus (séc 15), e o que queriam fazer com Lutero (sec 16) ! E mais quem disse que Jesus fundou uma igreja que praticou cruzadas, atrocidades que até o “santo” papa pede desculpas para a humanidade. O Fato de Jesus ter dito a Pedro que sobre esta pedra edificarei a minha igreja não dá base nenhuma para vc dizer isso. E mais se desse os padres teria que se casar pois o “primeiro papa” de vcs (Pedro) era casado e tinha filhos…. meu amigo católico eu sou teólogo e ateu…mas vc não sabe nada.

  27. Querido Primo, o evangelho dá vida nova SIM e releva o tempo da ignorância (Atos dos Apóstolos, 17:30 “Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;”). Agora a questão é: consequências do tempo da ignorância. Exemplo: Uma pessoa que contraiu aids na prostituição e depois vem para o evangelho. ela será perdoada porém se não for a vontade de D’us curá-la ela continuará com a doença e morrerá contudo perdoada. Na questão do matrimônio, a mesma coisa, o matrimônio sem a presença de D’us ele pode acabar porém quando o casal tem a presença de D’us as lutas virão mas os dois vencerão as crises em Cristo. independente se a pessoa disse SIM no “altar” ela disse na sua ignorância, ou seja, não temia a D’us e seus princípios.

  28. Olá, Daniel.
    Esbarrei com seu blog e ele realmente me chamou a atenção.
    Vejo que os debates aqui estão acalorados.
    Bem, gostaria de apenas de fazer uma inserção sobre o batismo.
    No dia 20 de abril você expõe o fato de que não há uma idade específica para ser batizado, e eu concordo. Entretanto, gostaria que você desse uma olhada em
    Marcos 16:16. Não sei se consegui me fazer claro. De qualquer forma, espero ansiosamente por seu feedback.

    até logo,
    ulisses

  29. Henrique, (resposta ao comentário de 16/07 – 1:12)

    Sobre o tratamento dado a Maria…

    Antes gostaria de dizer que nenhum filho se desagradaria vendo sua mãe sendo honrada. Quanto mais Jesus…

    A respeito da passagem de Lc 11,27-28…
    Saiba que a declaração de Cristo, não teve intuito de diminuir Sua mãe. Que filho faria isso?
    Muito pelo contrário! Através desta passagem, Jesus ensina que devemos seguir o exemplo de Maria, para sermos bem-aventurados.

    Veja bem. Ele diz: “Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!”
    E foi justamente por este motivo (ouvir a palavra de Deus e a observar – Lc 1) que Maria é bem-aventurada.

    Não precisamos carregar Jesus no ventre e amamentá-lo para sermos bem-aventurados. Basta ouvir a Palava de Deus e a observar.
    E isto já está explícito no sermão da montanha e suas bem-aventuranças.

    Mas se isto já é sabido desde o sermão da montanha, por que repetiu-se?

    O que Cristo quer ensinar nesta passagem é: “Minha mãe a quem chamais de feliz, é feliz porque guarda a palavra de Deus. Não é feliz porque nela a Palavra se fez carne e habitou entre nós. É feliz, antes, porque guardou essa mesma palavra de Deus, por quem foi feita e nela se fez carne. Logo, que as pessoas não se alegrem por sua posteridade temporal, mas sim, exultem pelo espírito com que estão unidas a Deus” (Comentário de Sto Agostinho ao Evangelho de João).

    Ou seja, o ensinamento é de que devemos nos alegrar por causa de nossa posteridade espiritual, adquirida através da obediência e observância à Palavra (assim como Maria).
    Cristo se opõe à idéia dos judeus de que a posteridade temporal é que importava, por causa da antiga lei.

    Portanto, o objetivo da passagem não é diminuir Maria.
    Quem tenta diminuir Maria através desta passagem acaba cometendo um erro contra a própria passagem…

    A Paz!

  30. Henrique, (resposta ao comentário de 16/07 – 1:28)

    Isso já é uma questão de comportamento, que pode sim ser trabalhada no local, ou região onde aconteçam certos exageros quanto à veneração aos santos.

    Mas a Doutrina desde sempre ensina e deixa bem clara esta questão. Portanto, não há o que ser modificado. Há o que ser ensinado.

    Mais uma vez, friso que a questão da adoração é bem delicada. Pois não sabemos o que se passa no coração das pessoas. Somente Deus sabe.
    Não é o fato de se ajoelhar, ou beijar uma imagem, que demonstra que a pessoa está adorando.

    O seu pior inimigo poderia se ajoelhar diante de vc e dizer que te ama, sem de fato existir este sentimento…

    Novamente caimos na questão… O proibido não é se ajoelhar ou beijar, mas adorar.
    E, o ato de se ajoelhar ou beijar não denota adoração, pois a adoração acontece no interior.

    A Paz!

  31. Henrique, (resposta ao comentário de 16/07 – 7:30)

    Vc, novamente, argumenta contra o exposto no tópico “Católico adora imagens” e em seus respectivos comentários.

    Se desejar, leia o tópico e seus comentários.
    Não vou colocar nada neste tópico, para que não fique repetitivo.

    Mas no tópico supracitado, eu já dou minha opinião a respeito de:
    – os santos não precisam ser oniscientes para interceder por nós;
    – pedir intercessão dos santos não é divisão da Glória de Cristo.

  32. Henrique, (resposta ao comentário de 17/07 – 1:32)

    Não é por questão de soberba que a Igreja faz esta declaração.

    Mas é por um motivo bem prático.
    A verdade é somente uma.
    Não tem como existirem duas verdades, ou uma verdade possuir mais de uma tese aceita.

    Portanto, através de fatos históricos podemos concluir que é a Igreja a oficial guardiã da Sagrada Escritura.
    Toda interpretação fora dela, e que seja divergente, deve ser desconsiderada em função de ser a Igreja, quem sempre deteve este depósito da fé.

    Como vc disse, Cristo fundou a Igreja Católica e Apostólica, que hoje, possui sua sede instituicional em Roma.

    A Paz!

  33. Sr Indeciso,

    Me admira um “teológo” argumentar desta maneira….. Será?

    Pois bem, a questão do tempo de ignorância que foi comentada por mim, foi mal interpretada por vc.

    Sim, o Evangelho dá sim vida nova e revela o tempo de ignorância.
    Quanto a isto não há dúvida e eu não disse nada ao contrário disto.

    O que eu disse é que um batizado cristão não pode dizer que estava no tempo de ignorância simplesmente porque não se interessou por estudar a Doutrina.

    Isso não é tempo de ignorância, é tempo de negligência.

    A Paz!

  34. Sergio Rocha,

    Correto, mas enquanto estivermos a frente d’Ele será tarde para tirar dúvidas…

    “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 3,2)

    Devemos sim evangelizar:

    “e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos.” (Lc 22, 32)
    “Ai de mim se eu não anunciar o evangelho!”, dizia São Paulo (1Cor 9, 16)

    Diga não ao relativismo religioso, ele apresenta uma falsa tolerância!

    A Paz!

  35. Ulisses,

    Vc relamente não foi claro…

    Vc citou a questão da idade e citou Mc 16, 16.

    Que relação vc desejou fazer?

    A Paz!

  36. O pastor Silas Malafaia foi muito feliz em seus comentários, pois ele utilisou da bíblia p/ defender a sua fé pois a bíblia diz que temos que “examinar as escrituras pois elas testificam de Deus”, . Ele foi muito sincero e seguro em suas palavras, e este tem sido o segredo do crecimento dos evangélicos nesta nação, examinar as escrituras. Durante seculos, principalmente no Brasil, as missas eram feitas em latin, p/ que não ouvesse questionamento da fé, mas essa e a fé Romanos 12.1.

  37. Porém temos que nos desprender da paixão da religião pois conhecereis a verdade e a verdade vos liberdará e “nada podemos contra a verdade, senão em favor da verdadeRm 13.8. em matéria de fé cristã só termos legalidade para dizer a verdade se estamos na palavra

  38. Sobre o meu comentário de 16/07 – 7:30

    Daniel, gostaria de obter uma resposta sua sobre cada trecho desse comentário que fiz. Primeiramente porque o fiz direcionado a voce( visto que é um católico que tem muito conhecimento).
    já vi os comentários dos tópicos acime e não vi questionamentos como os que eu fiz neste comentário, e creio que vc(assim como todos que viram este seu blog) também tem certeza disto, espero sua resposta!!!!

  39. Jardel,

    Sobre o Silas ter sido feliz, esta é uma opinião sua…
    Mas não quer dizer que ele realmente tenha sido.

    Sobre a Missa em latim, saiba que ela nunca deixou de ser celebrada.
    Seu questionamento demonstra ser pretencioso. Alega que a intenção era para que não houvesse questionamento, como se naquele tempo as pessoas não soubessem latim, como acontece hoje.

    A Missa em latim está para o seu tempo, assim como a Missa Nova está para a época contemporânea.

    A Paz!

  40. Henrique,

    Devido a sua insistência, irei apontar as referências para que veja que as questões j´[a foram comentadas por mim.

    Novamente ressalto que este tópico trata de questões referentes à participação de Silas Malafaia no programa Canal Livre.
    Qualquer comentário, fora do tópico, que suceda este lembrete será desaprovado e excluído.

    Qualquer questionamento pode ser colocado a mim para que eu abra um outro tópico para debate.

    Eis as referências:
    No tópico:

    Católico adora imagens?

    – Através das teclas [Ctrl] + [F] do seu teclado, procure pela palavra “dulia”, e entenda o culto aos santos.

    – Procure o meu comentário de “18 de abril – 9:36”, e veja que não é proibido pedir intercessão aos santos.

    – Através das teclas [Ctrl] + [F] do seu teclado, procure pela palavra “intermediação”, e veja que não é divisão de glória.

    – Sobre seu questionamento a respeito da intercessão dos “mortos”, procure o meu comentário de “20 de abril – 3:12” e veja o respaldo bíblico.

    Novamente, por questões de organização, peço que o questionamento seja apresentada no tópico correspondente. Caso não exista um tópico para o questionamento, solicite e eu criarei um.
    Da mesma forma como eu fiz com o tópico “A fragilidade do Evolucionismo”, pedido por vc.

    A Paz!

  41. Olá amiga Daniel!!!

    O que é Cristianismo??? consiste em ser seguidores de Cristo…Se vc está seguindo a Cristo eu te parabenizo. Desejo que vc fuga da idolatria, pois o caminho do idolatra é tao somente de atraso, de uma vida raquita que impede a verdadeira comunhão com Deus. Tenho acompanhado o teu esforço em querer justificar a idolatria, mas é em vão as tuas justificativas, a bíblia não te dar respaldo para a tua defesa. Tenha somente Jesus Cristo como único e suficiente salvador e saiba que os ídolos são abominação a Deus..Jesus te ama muito e está esperando uma posição tua, não tente se enganar, pois ninguém pode com a verdade ,se não pela verdade. Deus te abençõe meu irmão.

  42. Daniel a paz, sou grato pela sua atenção.
    Mas quero reafirmar que Silas fois feliz em seus comentarios, por exemplo: no final do programa ao afirmar que não há possibilidade de ecumenismo p/ fins teologicos com um lider que dita que só a sua religião conduz a salvação e fora dela não a outra (que hipocrisia de Bento XVI!) e depois vem querendo comunhão conosco como se fosse um Dep do PT abraçado com um DEP do PSDP pousando p/ fotos Amós 3.3 “Andarão dois juntos, se não tiverem de comum acordo?”

  43. Perfeito Jardel,

    Respeito sua opinião, apesar de não concordar.

    Sabe porque não concordo? Porque há dois erros em sua afirmação

    Primeiro erro: o Papa Bento XVI jamais disse que fora da Igreja não há salvação.

    Segundo erro: ao dizer que, por este motivo, não há como existir ecumenismo, vc demonstra confundir ecumenismo com proselitismo. Ora, para que haja ecumenismo é necessário justamente que cada parte saiba o que é, e saiba o que a outra parte é. Para que haja ecumenismo é necessário que haja identidade própria para que depois haja identidade com o outro.
    O proselitismo é uma falsa tolerância, que realmente não é possível entre religiões.

    Aliás, quando se fala em ecumenismo, estamos falando de diálogo entre Católicos, Ortodoxos, Anglicanos, Luteranos …
    E não a “igreja” do “Pastor” Silas, ou do “Pastor” A, B ou C.

    É necessário que tudo esteja bem claro!

    A Paz!

  44. Poxa, você respondeu e eu acabei de mandar uma msg perguntando a respeito. Foi mal.
    O negócio é o seguinte: no dia 20/04, quando diz que a Bíblia não menciona idade para o batismo, você parece demonstrar que não há problema em se batizar crianças, estou certo? Só me diga se é isso mesmo que você quis dizer para que eu possa ir adiante.

    até

  45. Ulisses,

    Não só não menciona a idade, mas sugere que o façamos.

    O próprio Jesus sugere em Lc 18,15-16

    A Bíblia é clara!
    A Paz!

  46. Meu querido irmão, a Biblia é muito clara com relação a imagens e culto a elas, o proprio apostolo Paulo disse a relação entre idolos e a relação com o Senhor Jesus I Cor 8.1 e segundo quem disse a você que Maria é mãe de Nosso Senhor Jesus, o proprio Jesus disse: “antes de Abraão eu Sou”, um dia tambem fui Catolico até tinha um santo, chamado tatuzinho, mas através da leitura Biblica vi que estava no caminho errado e não existe isso de sucessão de Pedro, ele foi instrumento nas mãos do Senhor para a criação da Igreja, e você sabe que foi uns 300 anos depois da morte de Cristo que houve a criação da igreja catolica com as sua “doutrinas ereticas”, tipo culto aos mortos ao homem esta ordenado que morra uma só ves vindo depois disso o juizo, leia a Epistola aos Hebreus 9.27. A Biblia é a verdade e a um só Salvador e mediador entre o homem e Deus, Jesus só um.

  47. Querido Jeferson,

    Acho que vc está um pouco perdido em seu comentário…

    Por favor, leia o tópico “Católico adora imagens?” aqui neste blog

    Leia tb meu comentário do dia “13/07 – 6:47” aqui mesmo neste tópico.

    Leia tb meu comentário do dia “23/07 – 8:52” aqui mesmo neste tópico.

    Leia tb meu comentário do dia “23/07 – 8:58” aqui mesmo neste tópico.

    Obrigado.

    A Paz!

  48. O amor é o vinculo da perfeição, e creio que Jesus estara voltando o mais breve possivel.

  49. Meu querido, se eu estou perdido, a Biblia esta errada, mas creio que ela é toda a Verdade a Palavra de Deus é a Verdade, então espero que entenda que o debate deve ser feito em relação a Biblia a dialetica é sadia e não busco colocar a minha Igreja como a verdade, mas toda a religião deve passar pelo crivo das Sagrads Escrituras. Abraços.

  50. Mas Jeferson… Vc leu as referências que eu recomendei?

    Em todas elas, a Sagrada Escritura é citada…
    Não entendeu?

    A Bíblia não está errada.
    Errada está a pessoa que incutiu em vc essas crenças a respeito da Igreja… Toda a Doutrina da Igreja possui fundamento bíblico.
    Se duvida, basta questionar que eu te mostro.

    A Paz!

  51. CARO DANIEL,

    ESTIVE OLHANDO OS OUTROS TÓPICOS DESTE BLOG E REPAREI UMA COISA SE V NAO TIVESSE ABERTO ESSE TOPICO SOBRE O PASTOR SILAS MALAFAIA VC N TERIA TANTAS VISITAS E COMENTÁRIOS COMO NESTE TEMA, VI, NO MÁXIMO EM UM OU DOIS TÓPICOS MAS NENHUM COM MAIS PARTICIPAÇÕES DO QUE ESTE.
    EMBORA VC TENHA CRITICADO O PASTOR SILAS VC DEVE AGRADECER A ELE POIS ELE T DEU AUDIÊNCIA NESTA PAGINA
    “NÃO ESTOU T CHAMANDO DE OPORTUNISTA”
    COM OS COMENTÁRIOS QUE FIZ MAIS ACIMA (SEM OBTER UMA RESPOSTA SATISFATÓRIA SUA, NÃO PODERIA SER DIFERENTE) VEJO QUE VC N TEM TANTO APOIO DE SEUS IRMAOS CATÓLICOS…E QUE O POVO EVANGÉLICO É BASTANTE UNIDO EMBORA NÃO TENHA UMA IGREJA COESA COMO VCS CATOLICOS CRITICAM…

    Acredito que o Pr Silas Malafaia é tão usado por Deus, que este espaço é um exemplo para que tudo sobre a igreja de Cristo seja esclarecido e saber quem esta com a verdade.
    Ao ser questionado pelos entrevistadores do canal livre quanto ao posicionamento da Igreja evangélica pentecostal brasileira sobre idolatria/mariolatria, poder papal, teologia da libertação, teologia da prosperidade, possessões demoníacas, céu e inferno, segundo casamento, homossexualismo e outros temas pertinentes, o pastor Silas Malafaia baseou suas respostas na Bíblia Sagrada, analisando a Queda e a restauração do homem por Jesus Cristo, bem como a trajetória da Igreja Cristã e os fatores que levaram a Igreja romana a afastar-se das verdades bíblicas e a estabelecer seus próprios dogmas.
    “O cara é bom”!!!! Sugiro a vc que assista seus programas (sabado 12:00) e que o conheça melhor, como ele defende a palavra de Deus…

  52. Henrique,

    Favor visitar o tópico “Católico adora imagens?” e verifique a diferença.

    Vc, novamente está equivocado.

    Saiba que possuo uma ferramenta que me permite verificar o que as pessoas procuravam em sites de busca para chegar ao meu blog, e por qual tópico andaram.

    E, mais uma vez se encontra equivocado, pois o público católico é bem maior do que de protestantes, até porque trato de assuntos da doutrina da Igreja, e as pessoas chegam ao blog interessadas no assunto.

    O que acontece é que, se vc reparar, os tópicos “Católico adora imagens?” e “Silas Malafaia na Band” possuem mais comentários, mas são das mesmas pessoas.
    Só vc, deve ter comentado umas 50 vezes nos dois tópicos juntos. Alguns comentaram dezenas de vezes…

    Então, pelo exposto, eu diria que não se trata de uma união protestante, mas talvez de uma necessidade de imposição de fé, e não de tentativa de conversão. Eu diria até de idolatria ao Silas.

    Isso é normal, dado que o protestante “se converte” pela emoção, e não pela razão.
    O resultado são ofensivas emocionadas contendo, inclusive, insultos.

    Infelizmente já tive que excluir comentários por este motivo.

    Ver o programa do Silas?
    Não quero ficar surdo… Aliás, Jesus não é surdo!

    A Paz!

  53. a igreja catolica adora imagens, se ajoelham para as imagens, fazem pedidos para as imagens, adoram a criatura ao inves de adorar a Deus, se lessem realmente a Biblia a igreja catolica mudaria muita coisa nos seus cultos.

  54. Paulo Roberto,

    Para que vc possa comentar com maior riqueza de conteúdo, inclusive bíblico, por favor, leia os tópicos:
    – “Católico adora imagens?”
    – e os tópicos relacionados a Lutero.

    Leia o conteúdo completo dos tópicos (inclusive comentários)

    Assim, poderemos começar a debater… 🙂
    Pois saberemos exatamente o que cada um entende do assunto.

    A Paz!

  55. Gente, basta ler a bíblia e ver o que de fato ela revala a verdade sobre CATOLICIMOS ou CRISTIANISMO PROTESTANTE. Aliás, as próprias palavras quando analisadas semanticamente já derivam respostas obivas sobre o assunto.

  56. olá povo de Deus, não discutam sobre questões periféricas acerca da do idolatria . qualquer pessoa que lei a bíblia e reflita sobre seus preceitos irá chegar a conclusões de que adoração ou veneração a idolos é para Deus anatema.
    Sem mais. Deus os abençõe…

  57. Onairda,

    Concordo plenamente!

    Mas, mais do que simplesmente ler, é necessário entender!

    E acho que vc se equivocou, pois não existe nenhuma proibição quanto à veneração…

  58. Daniel,

    se informe melhor sobre veneração e adoração, pois são sinônimos! Vc está enganado! Por isso não há esse termo na Bíblia.

    Gostaria de lhe perguntar uma coisa? Vc já leu o livro de atos? Se sim gostaria de debater sobre ele com vc, principalmente sobre Ator 2.1-4. Vc já viu isso acontecer com católicos? Eu não. Porque será hein? Vc faz ideia? Eu tenho minhas conclusões. e vc?

    A paz do Senhor!

  59. Se for me responder, se baseie em textos bíblicos por favor.

  60. Claudia,

    É preciso discernimento…

    1º) O fato de vc nunca ter visto, não quer dizer que não aconteceça. Vou te dar uma dica: procure participar dos retiros da comunidade Canção Nova.

    2º) O fato de acontecer, não necessariamente quer dizer que é obra do Espírito Santo… Isso é bíblico.

    A palavra é discernimento!

  61. Caro Daniel, a resposta dada ao Henrique no dia Julho 13th, 2007 at 6:47 pm
    foi uma das mais completas que vi até hoje, muito boa, q Deus o proteja.

  62. Olá, sou um filho de Deus, tenho lido as respostas e comentários, e estas baseiam-se em profundos conhecimentos e interpretações expostos por vocês.
    Mas talvez se esquecermos um pouco as instituições e ficarmos na pura essencia da revelação atraves da palavra nas escrituras sentiremos mais confortados.
    Irmãos, não se esqueçam do 1o mandamento.
    Que nosso Glorioso Deus nos abençoe hoje e sempre.

  63. Daniel, você esqueceu de 1 Coríntios 7. Leia todo.
    Vou salientar-lhe alguns versos.

    Para o casal já crente em Cristo, Paulo admoesta: “Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher” verso 11

    Para o casal de julgo desigual, ou seja, um crente em Cristo e outro não, Paulo nos diz: “Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz. Porque, de onde sabes, í mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás a tua mulher?” verso 15-16.

    Acho que compreendi o que Silas quis dizer sobre a separação.
    Isso não contradiz as Escrituras, antes aconselha aos que crêem não serem escravos do homem, mas servir a Deus de todo coração.

    []’s

  64. Caro “Guest”,

    Não me recordo de ter dito algo ao contrário disto… Por favor, aponte.

    O que eu disse foi que é preciso deixar claro o que é ser ignorante na fé.
    Se uma pessoa é batizada mas não vai a Igreja porque não quer, ela não pode dar essa desculpa de que é ignorante na fé, porque de alguma forma ela já foi iniciada na fé, ou seja, é ignorante porque quer. Portanto precisa responder por seus atos.

    O ignorante na fé é aquele que ainda não foi iniciado na fé. E o Silas disse que aceita que pessoas que já foram iniciadas na fé e se separaram do cônjuge se casem novamente em sua Igreja.

  65. Daniel,

    favor defina melhor o que é iniciado na fé?

  66. Pois não, Luiz.

    Iniciado na fé: batizado

  67. Iniciado na fé= batizado.

    Esse é o batismo feito em bebês pelo catolicismo.

    Vc disse :
    “O ignorante na fé é aquele que ainda não foi iniciado na fé. E o Silas disse que aceita que pessoas que já foram iniciadas na fé e se separam do cônjuge se casem novamente em sua igreja.”

    Então quer dizer que a partir do momento que o bebê é batizado, ou iniciado na fé, ele não é mais ignorante se ele permanecer no catolicismo? O incrível é que o bebê nem creu e foi batizado. Mas tudo bem esse não é o assunto, mas deixo abaixo uma referência:

    Mc 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

    A definição de ignorante ou ignorância é ter falta de conhecimento, e no nosso caso, falta de conhecimento é não saber o que a bíblia diz. Não basta somente ir à igreja, precisamos estudar a palavra de Deus e pedir revelação ao Espírito Santo.

  68. Luiz,

    Primeiro ponto: cite o trecho da Bíblia que estipula a idade do batismo.

    Segundo ponto: uma coisa é não ter conhecimento porque não quis (preguiça) e outra coisa é não ter conhecimento porque não foi iniciado.

    Como vc disse, não basta somente ir à Igreja…

  69. Vcs sabem o que é o protestantismo?
    É uma heresia criada por satanas para confundir e tentar destruir a verdadeira Igreja de Cristo.

    Sou ex-protestante e hoje católico popis percebi que era um nestoriano, monofisiata, montanista, icnoclasta e principalmente percebo que o protestantismo tem criado uma malha de adulteros ao casar divorciados leiam os quatro evangelhos e saberão o que estou dizendo.
    além disso no protestantismo casamento não é sacramento e apenas contrato social, isso foi o que criou Lutero o famigerado herege gnostico.

    Voltem-se para Jesus hoje, tenham coragem para servi-lo e sejam felizez.

    A Verdadeira e unica igreja de Cristo vós espera!!!

    Sou Catolico, sou feliz com a Graça de DEUS.

    A paz de Cristo e o amor de Maria.

    O protestantismo e orfão de mãe.

    Pobre protestantismo!!!

    Fruto do modernismo e religião do jeitinho.
    Tem Igreja para todo gosto!!!
    Igreja para divorciado
    igreja para o publico GLS
    Igreja para os abortistas
    Igreja ate que permite a poligamia
    Igreja que nega a divindade de Cristo
    Igreja que so aceita o sabado
    Igreja que batiza crisnça e outra so adulto
    Igreja que não batiza
    Igreja que se chama catolica mais e so uma copia pirata da verdadeira Igreja
    Igreja que cobra os dizimos e ofertas com o uso do cartão de credito, com uma tal maquininha on-line visa mastercard etc…
    Tem igreja do veu
    Igreja com pastora
    Com apostolos
    Igreja de branco
    Igreja de negro
    Tem igreja que distribui camisinha!!!
    Igreja de todos os gostos
    É por isso que a porta que leva ao inferno é muito larga!!!

    Ainda bem que pertenço a uma Igreja que defende o que é certo.

    Hoje sou feliz por ser catolico!!!

    Sou ex herege protestante da Igreja Batista Nova Filadélfia.

    Jesus Seja Louvado

  70. Um home que estuda a Bíblia e a historia da Igreja não pode continuar sendo herege protestante, por isso creio na conversão de todos vcs filhos de Lutero!!!

    Veja o que nossos pais primitivos da fé cristã nos deixaram como regra!!!

    “Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica. Um me distingue, o outro me designa. É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos” (São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, 375 D.C.)

    “Os heréticos condenam-se a si mesmos já que por própria opção abandonam a Igreja, um abandono que, sendo consciente, torna-se sua condenação” (São Jerônimo Comentários acerca de Tito, 3,10 386 D.C.)

    “Aonde está Pedro, aí está a Igreja.” (Santo Ambrósio de Milão, Nos doze Salmos 381 D.C.)

    “Um homem Cristão é Católico enquanto vive no corpo; decepado deste, torna-se um herege. o Espírito não segue um membro amputado.” (Santo Agostinho)

    “Portanto, a Igreja Católica é a única que retém o verdadeiro culto. Esta é a fonte da verdade; esta, o domicílio da fé; o templo de DEUS. Quem quer que não entre nela ou não saia daqui é um alienado em termos de esperança de vida e salvação… Porque, , ao contrário disso, todos os vários grupos de hereges têm confiança de que são os Cristãos, e pensam que a Igreja Católica é deles. Que se saiba que a verdadeira Igreja é na qual há confissão e penitência, e que cuida de maneira salutar dos pecados e das mágoas aos quais os fracos na carne estão sujeitos.” (Lactâncio, As Instituições Divinas, 304 D.C.)

    “Levemos em conta que a própria tradição, ensinamento e fé da Igreja Católica, desde o princípio, dadas pelo Senhor, foi pregada pelos Apóstolos e foi preservada pelos Pais. Nisto foi fundada a Igreja; e se alguém se afasta dela, não é e nem deve mais ser chamado Cristão.” (Santo Atanásio, Carta a Serapião de Thmuis, 359 D.C.).
    “Eu não deveria acreditar no Evangelho a não ser que este seja movido pela autoridade da Igreja Católica.” (Santo Agostinho de Hipona, Contra a Carta de Mani, 397 D.C.).

    “A Igreja é Santa, a Única Igreja, a Verdadeira Igreja, a Igreja Católica, lutando sempre contra todas as heresias. Ela pode lutar, mas não pode ser derrotada. Todas as heresias são expulsas por Ela, como os galhos pendentes são arrancados de uma vinha. Ela permanece presa à sua raiz, em Sua vinha, em Seu amor. As portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Santo Agostinho de Hipona, Sermão aos Catecúmenos sobre o Credo, 6,14, 395 D.C.)

    Prezados não adianta nutrir este debate diante de todos essas verdades!!!

    Isso é obvio

    “A IGREJA é a coluna e o fundamento da Verdade” (1Timóteo 3,15).

  71. meu email e macxius@ibest.com.br
    ou macximus35@hotmail.com

    estou a disposição de todos vcs para um dialogo aberto e cheio de vida!!!

    Humildemente viveremos da fé

  72. Olá Daniel,

    Creio que lembra-se de mim….pois meus comentários estão bem mais acima….

    Depois de quase dois anos, estou aqui novamente….mas como um católico convertido. Curiosamente, no tempo em que eu discutia com você neste blog, discutia com muita gente em outros espaços….

    Naquela época, tive contato com um Católico muito culto aqui de minha cidade…discutimos muito e…logicamente eu, como protestante àquela época, fui facilmente vencido pelas idéias dele….que me perfuraram todo o entendimento que eu tinha até então…

    Voltei em vários fóruns onde eu havia discutido, entre eles o seu, e reli todos os seus comentários e os meus comentários…..e estou aqui para:

    – Lhe pedir desculpas pelas ofensas …em primeiro lugar
    – Lhe agradecer, pois de certa forma seus comentários tiveram contribuição para que eu voltasse minha inteligência e força de vontade à serviço da Santa Igreja Católica.

    Lembro-me que minha esposa, que na época era minha namorada, disse que rezaria “todos os dias” o terço oferecido para a minha conversão à Igreja Católica… e me disse que a intercessão de Maria Santíssima junto à Cristo iria me trazer à Igreja….Pois foi assim!

    Só que minha conversão ao catolicismo não foi como a conversão de Paulo, na estrada de Damasco…foi um processo lento e gradual, através de muito estudo sobre a Doutrina da Igreja e, principal e fundamental, História da Igreja dos primeiros séculos….Não consegui, nada, nada se quer, que ligasse as igrejas protestantes aos primeiros pais da Igreja como: Inácio de Antioquiam, Clemente, Irineu, Eusébio, etc….

    Enfim, tenho vários motivos (que só poderiam ser expostos por um longo, e muito longo texto) para crer que as Igrejas protestantes não podem ser ligadas aos Apóstolos, mas que, Graças à Deus, há uma Igreja que pode ser ligada a eles através da história. E essa Igreja é a Santa Igreja Católica.

    Sei que não é o tema proposto (Silas Malafaia na Band) mas quis informá-lo de minha conversão e minha submissão à Igreja de Cristo……

    Agora sobre o Tema, gostaria de fazer um comentário:

    Defendi o Pr Silas Malafaia com “unhas e dentes”, neste espaço. Basta ver meus comentários acima. Mas hoje estou arrependido por ter defendido o Silas. Eu até contribuia com seu ministério….mas hoje, tenho motivos de sobra para não compactuar com o que ele “pensa” ser a verdade.

    Por último, ele (Silas), em uma rede de televisão propôs o que eu jamais, em toda minha vida, poderia esperar: que seus fiéis “comprassem” (digo seguramente) sua “unção financeira”, “unção” essa que virá em 2010 através da grande transferência de valores. Para isso ele pede que seus fiéis “tomem posse” dessa “unção” através da doação de R$ 900,00 – isso mesmo. Levou em seu programa o então malfadado, Morris Cerullo, que deu uma explicação do porquê R$900,00 … era porque este é o ano de 2009 (??????)

    Sobre o matrimônio, tema que está sugerido, ele não tem a total consciência do que é esse sacramento…. e do quão sério é para o casal.

    Fique com Deus,

    Em Jesus e Maria!

    Henrique Saint’Clair !

  73. Caro Henrique Saint’Clair e Daniel,

    Li todo este debates, com ele comecei a fazer uma leitura mas profunda na bíblia.

    E cheguei a uma seguinte o que DEUS nos pede:

    “Ama-lo sobre sobre todas as coisas”
    “Amar o próximo como assim mesmo”

    Um abraço
    Rogério

    “FÉ É A CERTEZA DO QUE SE ESPERA NAQUILO QUE NÃO SE VÊ” Hb.11:1

Deixar mensagem para luzia Cancelar resposta